Consumo de turismo e lazer
uma análise sobre o público LGBTQIA+ em Teresina/PI
DOI:
https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v5i1a11730.2023Palavras-chave:
Lazer, Turismo, Consumo, LGBTQIA , Leisure, Tourism, ConsumptionResumo
Português
Esta pesquisa teve como objetivo identificar aspectos relacionados ao consumo do lazer e turismo do púbico LGBTQIA+ em Teresina/PI. Com o propósito de compreender as perspectivas do consumidor, seus aspectos econômicos, dinâmicos social LGBTQIA+. Partindo desse cenário no qual expõe duas vertentes sobre o perfil de consumo da comunidade LGBTQIA+, um lado o lazer é compreendido como uma ação estritamente ligada ao entretenimento e ao lucro de mercado. De outro lado, se expressa na busca inclusão social como forma de cultura e criação de identidade cultural (Moreira; Campos, 2019), foi que emergiu o interesse na problemática em questão. Esta pesquisa se caracteriza- como exploratória, descritiva, de natureza, predominantemente qualitativa (Bardin, 2011). Como instrumento metodológico, optou-se por entrevista estruturada, destinada a três sujeitos da comunidade LGBTQIA+. Para a análise dos resultados, considerou que junto a isso foi possível confrontá-los junto a literatura, o estudo teve direcionamento pelos streamings de buscas nas plataformas de pesquisas, consideradas a partir da análise previa de estudos já realizando sobre essa linha de estudo. Nos resultados obtidos foi possível identificar que, a oferta do Lazer e do Turismo em Teresina, na percepção dos entrevistados (as), é necessária avançar um pouco mais, principalmente, no que concerne à diversificação dessa oferta, a consolidação da identidade cultura, e no combatendo ao desrespeito e preconceito. Apreende-se que, as ações que movimentem a comunidade LGBTQIA+ necessitam de articulações do poder público e da iniciativa privada, para que ambas se complementem, na busca do atendimento às demandas históricas, sociais, políticas, culturais e econômicas do público LGBTQIA+.
English
This research aimed to identify aspects related to the consumption of leisure and tourism by the LGBTQIA+ public in Teresina/PI. With the purpose of understanding the consumer's perspective, its economic aspects, LGBTQIA+ social dynamics. Starting from this scenario in which it exposes two aspects of the consumption profile of the LGBTQIA+ community, on the one hand, leisure is understood as an action strictly linked to entertainment and market profit. On the other hand, expressed in the search for social inclusion as a form of culture and creation of cultural identity (MOREIRA E CAMPOS, 2019), this is where interest in the issue in question emerged. This research is characterized as exploratory, descriptive, predominantly qualitative in nature (BARDIN, 2011). As a methodological instrument, we opted for a structured interview, aimed at three subjects from the LGBTQIA+ community. For the analysis of the results, it was considered that along with this it was possible to compare them with the literature, the study was guided by streaming searches on research platforms, considered based on the previous analysis of studies already carried out on this line of study. In the results obtained, it was possible to identify that the offer of Leisure and Tourism in Teresina, in the perception of the interviewees, is necessary to advance a little further, mainly with regard to the diversification of this offer, the consolidation of cultural identity, and in combating disrespect and prejudice. It is clear that actions that move the LGBTQIA+ community require coordination between public authorities and the private sector, so that both complement each other, in the quest to meet the historical, social, political, cultural and economic demands of the LGBTQIA+ public.
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