PERFIL DO CONSUMIDOR E SUA PERCEPÇÃO SOBRE OS ASPECTOS HIGIÊNICOS DA COMERCIALIZAÇÃO DE CARNES EM FEIRAS LIVRES
DOI:
https://doi.org/10.21708/avb.2012.6.3.2967Abstract
A feira livre tem um importante papel na comercialização de produtos cárneos, principalmente em pequenas cidades. No entanto, com a mudança no comportamento do mercado consumidor, que tem valorizado outras formas de comércio, a feira tem perdido espaço como canal de distribuição. Logo, objetivou-se avaliar a percepção dos consumidores de carnes de feiras livres quanto às condições higiênicas de comercialização e conhecimento dos riscos à saúde na aquisição destes produtos. Para tanto foram entrevistados 400 consumidores de cinco municípios do agreste meridional pernambucano, os quais foram questionados sobre a frequência de consumo, tipo de carne consumida, condições de exposição e comercialização das carnes e condições higiênicas dos mercados de carne. A carne preferida é a bovina, com consumo diário por 240 (60%) entrevistados, seguida da carne de frango. Em relação aos aspectos higiênicos 187 (46,8%) entrevistados classificaram as feiras como regular, 93 (23,2%) como boa, 69 (17,2%) e 51 (12,8%) como péssima ou ruim, respectivamente. Quanto à forma de comercialização, 210 (52,5%) entrevistados a consideraram inadequada em virtude da presença de animais, exposição à poeira, manipulação da carne pelos consumidores, a exposição em ganchos, além da falta de refrigeração. A veiculação de doenças pela contaminação do produto era conhecida apenas por 160 entrevistados (40%), sendo brucelose e febre aftosa as doenças mais citadas como transmissíveis. Conclui-se que é necessária uma ação preventiva direcionada a reestruturação das feiras, capacitação dos comerciantes e programas de promoção à saúde, em virtude dos riscos aos quais à população está exposta.Downloads
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