AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIAIS GERADOS PELA UTILIZAÇÃO DO KIT EMBRAPA DE ORDENHA MANUAL NA PRODUÇÃO DE LEITE DE CABRA

Auteurs-es

  • Aline Moreira Portella de Melo
  • Henrique Rocha de Medeiros
  • Adriano Henrique do Nascimento Rangel
  • Luciano Patto Novaes
  • Dorgival Morais de Lima Júnior Universidade Federal de Alagoas
  • Lea Chapaval

DOI :

https://doi.org/10.21708/avb.2015.9.3.5377

Résumé

Este trabalho teve como objetivo avaliar as expectativas sócio-ambientais dos produtores e a avaliação ex-ante e ex-post dos impactos sócio-ambientais do uso do kit Embrapa de ordenha manual pelos produtores da agricultura familiar. Dois estudos foram conduzidos: o primeiro estudo foi realizado em 37 propriedades distribuídas entre os municípios de Monteiro/PB, Quixadá/CE e Afonso Bezerra/RN e o segundo estudo foi realizado em 14 propriedades do município de Monteiro/PB. A avaliação de desempenho sócio-ambiental ocorreu através da aplicação do Sistema de Avaliação de Impacto Ambiental de Inovações Tecnológicas Agropecuárias (Ambitec-Agro), o qual foram aplicados dois módulos: Ambitec-Produção Animal e Ambitec-Social. Para o estudo dois os dados para o estudo foram obtidos por meio de questionários aplicados aos produtores rurais, que atribuíram a cada variável estudada um valor específico que representou a alteração proporcionada pela implementação da tecnologia. A expectativa dos produtores pela adoção do kit Embrapa de ordenha manual levou a índices gerais de impactos sócio-ambientais positivos, tendo como único município a apresentar diferença estatística (p>0,05), a região de Quixadá/CE. A adoção do kit gerou impactos sociais e ambientais positivos em todas as propriedades estudadas, indicando que esta tecnologia é adequada e poderá ser apropriada em sistemas de agricultura familiar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2015-10-01

Numéro

Rubrique

Original Articles / Artigos de Pesquisa

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

<< < 1 2 3