Corpo-caleidoscópio

as siluetas de Mendieta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v2i2a8438.2020

Palavras-chave:

Fotoperformance, Silueta, Corpo-caleidoscópio, Ana Mendieta, Imagem dialética, Kaleidoscope-body, Dialectical image

Resumo

Português

Este ensaio científico desenvolve-se em torno da hipótese de que a série Silueta (1973-1979) de Ana Mendieta (1948-1985) pode ser pensada a partir da relação com o caleidoscópio. Por um lado, como paradigma de pensamento sobre a imagem-dialética presente na tese de Walter Benjamin e, por outro, como metáfora para o entendimento sensível da série criada pela artista cubana. O escrito fundamenta-se no pensamento sobre quatro destas obras e relaciona as observações surgidas com reflexões presentes nos escritos, principalmente, de Georges Didi-Huberman e de Walter Benjamin.

Inglês

The article is developed based on the hypothesis that the Silueta’s series (1973-1979) of Ana Mendieta (1948-1985) can be thought through the relation with the kaleidoscope. On the one hand, as a paradigm of thinking about the dialectical image present in Walter Benjamin's thesis, and on the other, as a metaphor for sensible understanding the series created by the Cuban artist. The text is grounded in the thought of four of these works and relates them with reflections presented in the writings, mainly of Georges Didi-Huberman and Walter Benjamin.

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Biografia do Autor

Sarah Marques Duarte, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestra e Especialista em Lenguajes Artísticos Combinados pela Universidad Nacional de Las Artes (UNA, Argentina). Graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Agradecimentos

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

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Publicado

17.12.2020

Como Citar

Duarte, S. M. (2020). Corpo-caleidoscópio: as siluetas de Mendieta. Revista Informação Em Cultura (RIC), 2(2), p. 44–56. https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v2i2a8438.2020

Edição

Seção

ENSAIO