Modelagem de um acompanhamento estratégico de KPIs apoiado no Scrum: estudo aplicado a gestão da manutenção de atividades primarizadas em distribuidoras de energia elétrica

Autores

  • Fabricio Cavalcante UFERSA
  • José Ivan de Sá Júnior UFERSA
  • André Pedro Fernandes Neto UFERSA

DOI:

https://doi.org/10.21708/issn27635325.v3n2.a10538.2021

Resumo

Com o elevado desenvolvimento do setor elétrico brasileiro nos últimos anos, é perceptível o incremento de demanda e competitividade para esse segmento, principalmente para as organizações que lidam diretamente com a geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica. Neste cenário, é fundamental que os negócios busquem constantemente otimizar seus requisitos de atendimento ao cliente, além de padrões de qualidade, custo, segurança e performance dos processos. Desse modo, a área de manutenção surge como peça-chave para atingir níveis de serviço desejáveis e margens de desempenho operacional aceitáveis, contribuindo para uma tendência de primarização de algumas atividades que vem ganhando força recentemente. Para tornar a gestão desse processo eficiente, esse estudo objetiva modelar um acompanhamento de indicadores-chave de desempenho (KPIs - Key Performance Indicators) que permita checar os resultados e controlar os ganhos esperados a nível estratégico. Para tanto, fez-se uma pesquisa exploratória aplicada, através da investigação bibliográfica dos métodos ágeis aderentes ao contexto. Optando por utilizar o framework Scrum como apoio à modelagem da solução proposta. Resultando em um modelo integrado, possível de se aplicar em diversos contextos e, em diferentes atividades de manutenção presentes no dia a dia das distribuidoras de energia elétrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-06

Edição

Seção

Artigos