Estudo da variação da geometria da asa através de simulação computacional

Autores

  • Jeremy Michael Venâncio da Silva UFERSA
  • Maximilyano Gois Sena UFERSA
  • Daut de Jesus Nogueira Peixoto Couras UFERSA

DOI:

https://doi.org/10.21708/issn27635325.v6n1.a12636.2024

Resumo

A competição SAE (Society of Automotive Engineers) aerodesign tem como objetivo projetar uma aeronave radio controlada que deve levar a maior quantidade de massa possível com o mínimo de peso da aeronave. Este trabalho tem como objetivo analisar diferentes geometrias de asas com o intuito de identificar qual delas faz com que a aeronave carregue a maior quantidade de carga possível, maximizando o MTOW (Maximum Take-Off Weight). Com isso, foi realizado um estudo para identificar, com o auxílio de simulações computacionais por CFD (Computational Fluid Dynamics), qual o melhor perfil e quais os parâmetros utilizados. Durante o estudo, foi possível encontrar os parâmetros, para que fosse analisado o comportamento das asas nas simulações de corrida e decolagem, seguindo as regras estabelecidas pelo regulamento da competição, a fim de identificar qual geometria apresenta o melhor desempenho. Ao final do trabalho foi concluído que uma asa 100% retangular consegue suportar a maior quantidade de carga, porém, isso não faz dela a melhor asa, já que é necessário analisar outros aspectos, como propagação de estol na asa, formação de vórtices nas pontas da asa, e manobrabilidade da aeronave.

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Publicado

2024-06-30

Edição

Seção

Artigos