Uma luz nas cinzas? Os mecanismos de justiça internacional e o restabelecimento do Estado de direito em tempos de guerra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21708/issn2526-9488.v6.n12.p217-243.2022

Resumo

A fim de melhor compreender as consequências da guerra russo-ucraniana sobre o estado de direito global, este ensaio propõe analisar os diferentes mecanismos da justiça internacional que são aplicados num contexto de conflito armado. Para tal, aborda-se primeiro o direito da guerra, descrevendo alegadas violações do direito humanitário internacional e do direito internacional dos direitos humanos (Parte 1). Em seguida, discutem-se as iniciativas de justiça internacional através das quais certos organismos foram demandados (a Corte Internacional de Justiça, a Corte Europeia de Direitos Humanos e o Tribunal Penal Internacional), e cujos procedimentos visarão estabelecer responsabilidades estatais bem como individuais no atual conflito russo-ucraniano (Parte 2). Ao fazê-lo, conclui-se que a guerra está a perturbar o Estado de direito na Ucrânia, desencadeando iniciativas de justiça tanto nacionais como internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriam Cohen, Université de Montréal

Professora Associada da Faculdade de Direito da Universidade de Montreal. Titular da Cátedra de Pesquisa sobre Direitos Humanos e Justiça Internacional Restaurativa do Canadá. Membro da Ordem dos Advogados do Québec.

Sarah-Michèle Vincent-Wright, Université de Montréal

Doutoranda e professora adjunta de direito internacional na Faculdade de Direito da Universidade de Montréal. Coordenadora científica da Cátedra de Pesquisa sobre Direitos Humanos e Justiça Internacional Restaurativa do Canadá. Membro da Ordem dos Advogados do Québec.

Publicado

12-01-2023

Edição

Seção

FLUXO CONTÍNUO