A dívida pública como instrumento de extermínio no Estado de Exceção
DOI:
https://doi.org/10.21708/issn2526-9488.v7.n13.p104-130.2023Resumo
O objeto do presente trabalho é o conceito de estado de exceção em suas múltiplas faces. A hipótese repousa na ideia de que no Brasil a dívida pública funciona como instrumento de suspensão dos direitos fundamentais. O objetivo geral é analisar a dívida pública brasileira e o objetivo específico é confrontar a dívida pública com a falta de efetividade dos direitos sociais em decorrência de políticas ditas de austeridade fiscal. Optamos pelo método dedutivo partindo de premissa geral que é a análise da dívida pública para o aspecto específico da efetividade dos direitos sociais. A conclusão do trabalho demonstra que o conceito de estado de exceção transcende o campo do direito penal e processo penal e também se evidencia em outros ramos do direito como o financeiro e orçamentário.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Jurídica da UFERSA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao enviarem seus artigos, os autores concordam com os seguintes termos: 1. Cede-se à REJUR, gratuitamente e sem regime de exclusividade, seus direitos autorais; 2. Confere-se à REJUR os direitos de primeira publicação, permitindo-se o livre compartilhamento dos artigos veiculados em formato PDF; 3. Divulgações posteriores em periódicos, livros, obras coletivas ou eventos de qualquer natureza devem fazer referência à REJUR como meio de publicação original; 4. Os autores são responsáveis pelo conteúdo constante de seus textos; 5. o trabalho será licenciado também sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.