Planejamento urbano e vulnerabilidade social em tempos pandêmicos no município de Cascavel/PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21708/issn2526-9488.v7.n13.p281-301.2023

Resumo

O planejamento urbano é importante para diversos aspectos das cidades, como mobilidade e saneamento básico, devendo ser viável e inteligente, para facilitar a vida da população, visando que esta atinja seus objetivos em múltiplos aspectos. Contudo, há grupos que são mais afetados pelo planejamento urbano, especialmente quando este é inviável e apresenta dificuldades à população. Assim, surge o problema apresentado, qual seja, de que forma o planejamento urbano tem influência na vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social, em especial cotejando-o no recente momento pandêmico e considerando-se o planejamento do município de Cascavel, Paraná. Conclui-se que o planejamento urbano possui influência na vida das pessoas, em especial aos grupos mais vulneráveis e no momento pandêmico. Verifica-se, também, que o planejamento urbano de Cascavel dá atenção parcial aos grupos vulneráveis durante o período pandêmico. Os métodos utilizados foram o analítico-descritivo e o hermenêutico, e a pesquisa foi realizada com base em revisão bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Caroline Schallenberger Schaurich, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestranda em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP. Especialista lato sensu em Direito Penal e Processual Penal pela Faculdade Legale (2023). Graduada em Direito pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2021). Integrante da Equipe Editorial do Instituto Quero Saber.

Celito de Bona, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2021). Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2009). Especialista lato sensu em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Paranaense (2002). Especialista lato sensu em Filosofia Política e Jurídica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2004). Graduado em Direito pela Universidade Paranaense (2001). Professor Adjunto do Curso de Graduação em Direito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus de Marechal Cândido Rondon.

Publicado

11-07-2023

Edição

Seção

FLUXO CONTÍNUO