O Direito Fundamental à educação de pessoas com deficiência na perspectiva nacional e internacional: reflexões acerca da inclusão escolar
DOI:
https://doi.org/10.21708/issn2526-9488.v7.n14.p71-89.2023Resumo
O presente artigo visa compreender a amplitude do direito constitucional à educação, estabelecido não só como um direito, mas também como dever do Estado, da família e da sociedade para, posteriormente, fazer uma incursão na temática envolvendo pessoas com deficiência e as dificuldades e os percalços da educação inclusiva. Discorrer-se-á acerca dos parâmetros legislativos internacionais e nacionais. O método empregado é a revisão bibliográfica. Ao final, conclui-se que para a construção de uma sociedade que convive com as diferenças, mais humana e solidária, faz-se necessário compreender que a educação inclusiva é não apenas um direito humano fundamental de todos os estudantes, mas também verdadeiro princípio do Estado Democrático de Direito, que valoriza o bem-estar e a dignidade humana de todos os estudantes, respeitando a autonomia e as necessidades individuais e sua capacidade de efetivamente ser incluído e contribuir para a sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Jurídica da UFERSA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao enviarem seus artigos, os autores concordam com os seguintes termos: 1. Cede-se à REJUR, gratuitamente e sem regime de exclusividade, seus direitos autorais; 2. Confere-se à REJUR os direitos de primeira publicação, permitindo-se o livre compartilhamento dos artigos veiculados em formato PDF; 3. Divulgações posteriores em periódicos, livros, obras coletivas ou eventos de qualquer natureza devem fazer referência à REJUR como meio de publicação original; 4. Os autores são responsáveis pelo conteúdo constante de seus textos; 5. o trabalho será licenciado também sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.