Pirataria e função social dos Direitos Autorais na hiperconectividade digital
DOI:
https://doi.org/10.21708/issn2526-9488.v8.n15.p67-88.2024Resumo
Este trabalho envolve temas de direitos autorais e direitos fundamentais de acesso à cultura no contexto das práticas digitais que violam as regras gerais de proteção às criações intelectuais. O problema abordado envolve a pirataria e a função social dos direitos autorais, considerando como esta prática realmente prejudica os interesses econômicos dos criadores de conteúdo e como ela pode colaborar com o acesso à cultura. Com o objetivo de investigar a literatura sobre o tema e números que representam a prática da pirataria, com a finalidade de analisar esta prática digital interfere nos direitos de acesso, a hipótese trabalhada é a de que as práticas que configuram pirataria não interferem nos lucros da indústria cultural e pode ser desconsiderada como violação. Usando de revisão bibliográfica sobre o tema e analisando dados numéricos disponíveis, busca-se colaborar com discussões que refletem sobre os direitos autorais em contextos contemporâneos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Jurídica da UFERSA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao enviarem seus artigos, os autores concordam com os seguintes termos: 1. Cede-se à REJUR, gratuitamente e sem regime de exclusividade, seus direitos autorais; 2. Confere-se à REJUR os direitos de primeira publicação, permitindo-se o livre compartilhamento dos artigos veiculados em formato PDF; 3. Divulgações posteriores em periódicos, livros, obras coletivas ou eventos de qualquer natureza devem fazer referência à REJUR como meio de publicação original; 4. Os autores são responsáveis pelo conteúdo constante de seus textos; 5. o trabalho será licenciado também sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.