Análise de políticas públicas em Direito: Projetos pedagógicos das faculdades em Franca/SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21708/issn2526-9488.v8.n15.p175-188.2024

Resumo

Na sociedade atual têm sido constantes as discussões que se relacionam ao desapego ao individualismo próprio do século passado, afigurando-se cada dia mais relevante a preocupação com o bem-estar dos indivíduos que a integram. Essa preocupação diz respeito tanto àqueles que aqui se encontram como àqueles que ainda virão, numa busca por assegurar condições de vida digna às gerações atuais e futuras. Nesse sentido, ganha relevância a discussão acerca das políticas públicas. Essa questão, na medida em que se projeta também para o futuro, passou a merecer espeço no ambiente acadêmico, notadamente em relação às ciências sociais. É sabido, porém, que o Direito ainda resguarda certa dose de apego ao positivismo e à dogmática e daí a necessidade da discussão deste tema no âmbito dos cursos que se prestam ao seu estudo. Ganha destaque, nesse momento, a cidade de Franca/SP, que dispõe de quatro instituições de ensino superior que oferecem o curso de Direito, instituições estas que serão objeto de investigação do presente estudo, cujo objetivo é analisar seus respectivos projetos pedagógicos a fim de inferir até que ponto elas têm contribuído – ou não – para a formação profissional preocupada com a identificação, criação de diretrizes e solução de problemas sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Garcia Leal Ferraz, UNESP

Doutor em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). É professor colaborador e pesquisador da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) e advogado sócio desde 2008 do escritório Bernardini, Martins & Ferraz – Sociedade de Advogados. Contato: fabio@bernardiniadvogados.com.br. Orcid: https://orcid.org/0009-0000-0708-9202.

Ana Paula Bagaiolo Moraes Barbosa, UNESP

Doutora em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018), Mestre em Direito Internacional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011), Mestre em Desenvolvimento Regional pela UNI-FACEF (2023), Especialista pela Fundação Armando Álvares Penteado em Direito do Agronegócio (2010) e Graduada pela Faculdade de Direito de Franca (2008). Professora Colaboradora da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Contato: apbagaiolomoraes@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4137-6576.

Luciana Lopes Canavez, UNESP

Doutora em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (2012). Mestre em Direito pela Universidade de Franca (2004). Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Franca (1999). É professora de Direito Civil e Propriedade Intelectual na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais “UNESP” Campus Franca/SP, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito. Líder e pesquisadora do grupo de pesquisa (CNPQ) - Grupo de Estudos e Pesquisa em Propriedade Intelectual e Desenvolvimento Econômico e Social - GEPPIDES. Atua como pesquisadora nas seguintes áreas: Direito Civil; Propriedade Intelectual; Direitos Fundamentais. Coordenadora do projeto de extensão “Caminhos da Justiça” desenvolvido na UACJS. Atuou como advogada no período de 2000-2012. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em: Propriedade intelectual, Direito Civil e Processual Civil e Direito empresarial. Contato: luciana.canavez@unesp.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3953-7433.

Publicado

08-03-2024

Edição

Seção

FLUXO CONTÍNUO