Direitos Humanos, migração e situação de rua: os Warao em Natal/RN

THE WARAO IN NATAL/RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21708/issn2526-9488.v8.n15.p155-174.2024

Resumo

O artigo discute a migração de indígenas venezuelanos Warao para o Rio Grande do Norte, assentados em Natal e as políticas públicas que os atendem. Nele, apresentamos os serviços da rede socioassistencial e de direitos humanos voltados a este público, suas necessidades, demandas e o impacto sobre a população em situação de rua local. Foram usados como instrumentos metodológicos: questionários via plataforma google forms e entrevistas com profissionais da rede e com um representante do Movimento da População de Rua (MNPR/RN). Entre as demandas e necessidades dos Warao, destacam-se: a busca por trabalho, emprego e renda; cuidados com a saúde; regularização de documentos e outras questões junto à Justiça brasileira; inserção escolar; aprendizagem da língua portuguesa; obtenção de visto de permanência e preservação de suas práticas culturais.  É notória a aproximação entre os Warao e pessoas em situação de rua quanto às violações ou não reconhecimento de direitos. Entretanto, ambas as populações necessitam de políticas públicas específicas. É preciso dar contorno a esses fenômenos populacionais, relacionados ao território e como habitá-lo, observando as diretrizes constitucionais de princípios de soberania, cidadania e dignidade da pessoa humana, que devem ser solo comum para pensar toda e qualquer abordagem às questões sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Teresa Nobre, UFRN

Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2006) e Pós-doutorado na mesma área, também na UFC (2017) com passagem pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL) como Investigadora Visitante durante parte do estágio pós-doutoral. Foi docente da Universidade Federal de Sergipe entre 1991 e 2011. Professora Associada aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a partir de 2012, é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRN.

Pedro Levi Lima Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Advogado Popular. Mestre em Ciências Sociais e Humanas (PPGCSH-UERN). Professor. Pesquisador em Direitos Humanos, Conflitos Fundiários e Políticas Sociais.

Mariana Maia de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Psicóloga, redutora de danos, integrante da Comissão de Direitos Humanos do CRP-17

Publicado

08-03-2024

Edição

Seção

FLUXO CONTÍNUO