Medicamentos off label e a responsabilidade médica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21708/issn2526-9488.v8.n15.p117-135.2024

Resumo

Estudo que analisa a prescrição de medicamentos off label, abordando normativas que versem sobre a questão e elucidando a posição do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre essa modalidade de tratamento. Seu objetivo, que se desdobra no problema de pesquisa, é estudar a configuração da responsabilidade civil médica diante deste contexto, apontando as circunstâncias que precisam ser observadas pelo profissional médico. O texto realiza, primeiro, uma investigação acerca da indicação de fármacos off label. Depois, apresenta os entendimentos do STJ e STF quanto à sua dispensação pelo Sistema Único de Saúde e pela Saúde Suplementar. Em seguida, discute a responsabilidade civil médica dentro da liberdade terapêutica de receitar tratamento medicamentoso com uso diferente do aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Metodologicamente, realiza análise exploratória, aplica a técnica de pesquisa bibliográfica e documental e utiliza o método dedutivo. Como resultados, verificou-se que inexiste regulamento normativo específico sobre a prescrição de terapias off label, sendo que a competência para sua indicação é do médico, pessoa com conhecimento técnico e prático sobre as especificidades da situação do enfermo, assim como cabe a ele suportar eventual responsabilização civil em decorrência de danos à saúde do paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Versalhes Enos Nunes Ferreira, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Direito - Universidade Federal do Pará (UFPA) / Bolsista CAPES-MEC. Mestre em Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional - Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Especialista em Direito do Trabalho - Universidade da Amazônia (UNAMA/PA). Graduado em Direito - Universidade Federal do Pará (UFPA). Integrante dos Grupos de Pesquisa "Teorias da Justiça e Violência Estrutural" (CESUPA/CNPq), "Trabalho Decente" (CESUPA/CNPq) e "Grupo de estudos Observatório da Responsabilidade Civil - Teoria e Prática" (UFPA/CNPq).

Pastora do Socorro Teixeira Leal, Universidade Federal do Pará

Pós-doutorado em Direito - Universidade Carlos III, Madrid/ES. Doutorado em Direito - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado em Direito - Universidade Federal do Pará. Especialização em Direito Civil pela UNAMA, Direito do Trabalho pela Universidade de Salamanca/ES e em Argumentação Jurídica pela Universidade de Alicante/ES. Graduação em Direito - Universidade Federal do Pará. Professora da Graduação e da Pós-graduação em Direito na Universidade Federal do Pará (UFPA) e na Universidade da Amazônia (UNAMA). Líder do Grupo de Pesquisa "Grupo de estudos Observatório da Responsabilidade Civil - Teoria e Prática" (UFPA/CNPq).

Jose Brasil Freire Junior, Universidade da Amazônia

Mestrando em Direitos Fundamentais - Universidade da Amazônia (UNAMA). Especialização em Direito Penal e Processual Penal - Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus. Graduação em Direito - Universidade da Amazônia (UNAMA). Graduação em Medicina - Universidade do Estado do Pará (UEPA), com Residência-médica pela Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará e pela Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna/PA.

Publicado

08-03-2024

Edição

Seção

FLUXO CONTÍNUO