DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS DO REPUBLICANISMO
DOI:
https://doi.org/10.21708/issn2526-9488.v1.n2.p68-86.2017Palavras-chave:
REPUBLICANISMO, LIBERDADE, PARTICIPAÇÃO CIDADÃ, LIBERALISMO, MOVIMENTO SEPARATISTA DO SULResumo
Este artigo de filosofia política, elaborado com base em uma metodologia qualitativa e com pesquisa teórica, versa sobre uma concepção democrática e de justiça intitulada Republicanismo, que teve origem na Antiguidade e agora retomada, em torno do final do século XX, lá nos Estados Unidos. É controversa a possibilidade de se falar em um só republicanismo, mas busca-se no início do escrito características gerais que possam minimamente defini-la. Logo após argumenta-se acerca da vida republicana, isto é, o seu plano de atuação, que se baseia nas ideias de liberdade do sujeito através da ação política, ou seja, da participação na construção da vida na República. Por conseguinte, tenta-se traçar algumas diferenças fundamentais, e também semelhanças, entre esta corrente e o Liberalismo, como na diferenciação entre âmbito público e privado e a participação cidadã. Por fim, há uma breve análise do Movimento Separatista do Sul do Brasil.Downloads
Referências
FOLHA. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/10/1819913-em-plebiscito-informal-95-votam-pela-separacao-da-regiao-sul.shtml> . Acesso em 20 de novembro de 2016.
G1. Disponível em: <http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2016/noticia/2016/10/abstencoes-votos-brancos-e-nulos-somam-326-do-eleitorado-do-pais.html> . Acesso em: 10 de novembro de 2016.
GARGARELLA, ROBERTO. As Teorias da Justiça Depois de Rawls – Um Breve Manual de Filosofia Política. 1ª edição. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2008.
PETTIT, P. Republicanism: A Theory of Freedom and Government, Oxford, Oxford University Press, 1997.
SANDEL, MICHAEL. Democracy's discontent: America in search of public philosophy - The Belknap Press of Harvard University Press, 2001.
SKINNER, Q. The paradoxes of Political Liberty, em Sterling M. McMurrin (org.), The Tanner Lectures on Human Values, v. VII, Camdrigde, Cambrigde University Press, 1896. Disponível em: <http://tannerlectures.utah.edu/_documents/a-to-z/s/skinner86.pdf> . Acesso em 20 de novembro de 2016.
SUSTEIN, C. Beyond the Republical Revival, The Yale Law Journal, 1988, v. 97, n. 8, pp. 1539/1591.
TAYLOR, C. Argumentos Filosóficos. 1ª Edição. São Paulo: Edições Loyola, 2000.
UOL. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/indios-o-brasil-antes-do-descobrimento.htm >. Acesso em 20 de novembro de 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao enviarem seus artigos, os autores concordam com os seguintes termos: 1. Cede-se à REJUR, gratuitamente e sem regime de exclusividade, seus direitos autorais; 2. Confere-se à REJUR os direitos de primeira publicação, permitindo-se o livre compartilhamento dos artigos veiculados em formato PDF; 3. Divulgações posteriores em periódicos, livros, obras coletivas ou eventos de qualquer natureza devem fazer referência à REJUR como meio de publicação original; 4. Os autores são responsáveis pelo conteúdo constante de seus textos; 5. o trabalho será licenciado também sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.