RIC adota software anti plágio

02.08.2019

Segundo o CNEN (2019, online) "os verificadores de plágio são ferramentas que permitem identificar suspeita de plágio em documentos disponíveis na Internet e que vem auxiliando muitos autores e Instituições nessa questão que infelizmente vem se alastrando muito no meio acadêmico".

Desta maneira, para auxiliar as atividades avaliativas dos pareceristas, a Revista Informação em Cultura tem como suporte editorial, o software CopySpider.

Segundo a USP (2019, online), trata-se de um "Software brasileiro, criado por Clever Marcos Teixeira. O CopySpider é software anti-plágio (detector de plágio) freeware, de interface simples e intuitiva, com alto desempenho computacional para testar documentos sob o crivo de existência de cópias indevidas de outros documentos disponíveis na internet. Ele pode ser configurado para o Inglês ou Português (Brasil). Também é possível escolher um nível de rigor para a busca na internet (rápida, normal ou detalhada). Sugere-se a análise de possível existência de plágio para documentos com semelhança acima de 3%. O programa aceita como entrada os arquivos nos formatos DOC, PDF, TXT, HTML, RTF, DOCX, PPT, PPTX, XLS e XLSX, sendo compatível com os sistemas Windows XP, Vista, 7, 8, 2000, 2003 e 2008".

Portanto, o intuíto da Revista é valorizar a ética na pesquisa e os originais com um grande valor agregado.