Vivências de um caminhar multirreferencial na produção do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v5i2a12235.2023

Palavras-chave:

Formação, Pesquisa em Educação, Multirreferencialidade, Epistemologias, Cotidianos, Training, Research in Education, Multireferentiality, Epistemologies, Daily life

Resumo

Português

Pensar a relação entre pesquisa e conhecimento e, consequentemente, suas epistemologias e metodologias, nos coloca, necessariamente, no lugar de pensar o entretecimento entre pesquisa e formação. Como escolha opcionada, temos realizado em nossa itinerância acadêmica-formativa-profissional a pesquisa-formação multirreferencial (Ardoino, 1998; Barbosa, 1998; Macedo, 2009), na qual a implicação é condição de uma postura que, ao se relacionar aos nossos vínculos existenciais, profissionais, políticos, culturais, eróticos e espirituais, nos coloca em um jeito outro de pensar e criar saberes e fazeres experenciais formacionais. Nossa perspectiva envolve três pilares fundamentais na pesquisa em educação:  a epistemologia multirreferrencial, o paradigma da complexidade (Morin, 2007) e a pesquisa como lugar de implicação, condição para dar sentido aos dilemas que surgem no pesquisador no momento da problematização de sua pesquisa.   Com essas inspirações, objetivamos pensar sobre como aprendemos a caminhar com uma postura multirreferencial na construção do conhecimento, afastando-nos de um pretensioso purismo, neutralidade e cientificismo eurocêntrico associados às ciências modernas.  Com esse propósito, apresentaremos algumas vivências em pesquisas em que se tecem epistemologias acontecimentais (Macedo, 2016), as quais remetem a uma experiência existencial de ressignificação dos/nos processos formativos dos atores/pesquisadores sociais da educação e de uma produção do conhecimento em diálogo com os saberes produzidos nos cotidianos. Evidenciamos que o nosso constructo de pesquisa por estar enredado de implicações/experiências referencias; diálogo com o plural, com o heterogêneo, sai da visão do instituído para buscar o inédito, o imprevisto, o acontecimento, o complexo, com direito à surpresa, à criação, à interpretações e inventividade, em um processo de formar, formando-se.

English

Thinking about the relationship between research and knowledge and, consequently, its epistemologies and methodologies, necessarily puts us in the place of thinking about the intertwining between research and training. As an option, we have carried out multi-referential research-training in our academic-training-professional itinerancy (Ardoino, 1998; Barbosa, 1998; Macedo, 2009), in which the implication is a condition of a stance that, when related to our ties existential, professional, political, cultural, erotic and spiritual, puts us in a different way of thinking and creating knowledge and training experiential practices. Our perspective involves three fundamental pillars in education research: multi-referential epistemology, the complexity paradigm (Morin, 2007) and research as a place of implication, a condition to make sense of the dilemmas that arise in the researcher when problematizing their research. With these inspirations, we aim to think about how we learn to walk with a multi-referential stance in the construction of knowledge, moving away from the pretentious purism, neutrality and Eurocentric scientism associated with modern sciences. With this purpose, we will present some experiences in research in which event epistemologies are woven (Macedo, 2016), which refer to an existential experience of resignification of/in the formative processes of social education actors/researchers and a production of knowledge in dialogue with the knowledge produced in everyday life. We highlight that our research construct is entangled with implications/reference experiences; dialogue with the plural, with the heterogeneous, leaves the vision of the established to seek the unprecedented, the unforeseen, the event, the complex, with the right to surprise, creation, interpretations and inventiveness, in a process of forming, forming.

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Publicado

29.09.2023

Como Citar

Ribeiro, M. (2023). Vivências de um caminhar multirreferencial na produção do conhecimento. Revista Informação Em Cultura (RIC), 5(2). https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v5i2a12235.2023

Edição

Seção

SUPLEMENTO: I CONFERÊNCIA CULTURA, CONHECIMENTO E SOCIEDADE