Por uma Epistemologia LGBTQIAP+
DOI:
https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v5i2a12294.2023Resumo
Este texto tem o Objetivo de apresentar um olhar sobre os saberes históricos que têm se dedicado a construir o que aqui chamamos de epistemologia LGBTQIAP+, numa tentativa de trazer para o debate alguns desafios e possibilidades do conhecimento histórico para além da demarcação do essencialismo e do construcionismo. Metodologicamente realizamos uma pesquisa teórica, bibliográfica e exploratória, a partir da perspectiva qualitativa. Como Resultado inicial, podemos destacar os saberes localizados e a colonialidade na historiografia brasileira. Isso não implica em impossibilidade de produção de uma epistemologia LGBTQIAP+. Não se sustentam as justificativas de suposta ausência de fontes, nem o repúdio à temática ou a acusação de que essa seria uma história militante, pouco ou nada científica. As dificuldades de acesso à documentação, as fragilidades das categorias sexuais contemporâneas, os entraves para a definição de uma cronologia especificamente LGBTQIA+, o desafio de estabelecer quais acontecimentos são significativos, a multiplicidade de recortes históricos, não têm impedido que cada vez mais, se fortaleça a produção histórica LGBTQIAP+. Assim, como Conclusão preliminar, é notório que os pilares que sustentam a cis-heteronormatividade ainda estão bastante fincados numa historiografia tradicionalista quando se trata das identidades de gênero e das sexualidades dissidentes. Para rompê-los, não é suficiente tornar a história superficialmente plural. Também se faz necessário implodir os fundamentos localizados e colonizadores que estabelecem o “mesmo” cis-heterossexual como posição universal e, portanto, bússola para normatizar/ disciplinar todas as demais experiências e também possibilidades de escrita da história.
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