Corpo-caleidoscópio
as siluetas de Mendieta
DOI:
https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v2i2a8438.2020Palavras-chave:
Fotoperformance, Silueta, Corpo-caleidoscópio, Ana Mendieta, Imagem dialética, Kaleidoscope-body, Dialectical imageResumo
Português
Este ensaio científico desenvolve-se em torno da hipótese de que a série Silueta (1973-1979) de Ana Mendieta (1948-1985) pode ser pensada a partir da relação com o caleidoscópio. Por um lado, como paradigma de pensamento sobre a imagem-dialética presente na tese de Walter Benjamin e, por outro, como metáfora para o entendimento sensível da série criada pela artista cubana. O escrito fundamenta-se no pensamento sobre quatro destas obras e relaciona as observações surgidas com reflexões presentes nos escritos, principalmente, de Georges Didi-Huberman e de Walter Benjamin.
Inglês
The article is developed based on the hypothesis that the Silueta’s series (1973-1979) of Ana Mendieta (1948-1985) can be thought through the relation with the kaleidoscope. On the one hand, as a paradigm of thinking about the dialectical image present in Walter Benjamin's thesis, and on the other, as a metaphor for sensible understanding the series created by the Cuban artist. The text is grounded in the thought of four of these works and relates them with reflections presented in the writings, mainly of Georges Didi-Huberman and Walter Benjamin.