Educação pela Cultura em Araçuaí
um processo de reinvenção da Roda
DOI:
https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v1i2a8464.2019Palavras-chave:
Educação Permanente, Juventudes, Pedagogia da roda, Cultura Popular, Permanent Education, Youths, Round Pedagogy, Local Popular Culture, CPCDResumo
Português
Este trabalho busca conhecer como a pedagogia da roda se entrelaça à cultura popular no processo de aprendizagem dos/as jovens participantes dos projetos do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), em Araçuaí, município do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Com interesse em pensar novas propostas para a educação de jovens, este estudo exploratório se baseou em pesquisa bibliográfica e documental. Para o propósito deste artigo, foram acessados sites institucionais do CPCD e analisadas produções de autores que colocam em diálogo o tema das pedagogias e das culturas juvenis. Como pressupostos teóricos, nos embasamos na perspectiva pedagógica Freiriana e na ideia de que existem diferentes formas de ser jovem no Brasil contemporâneo, por isso falamos em juventudes no plural. As análises apontaram que, na pedagogia da roda, a cultura é fundamental para atingir a educação proposta pelo
CPCD. A prática de compartilhamento de ideias e valorização das juventudes que participam dos projetos, e que acontece na pedagogia da roda, se mostra uma alternativa para educadores/as que buscam outras metodologias para a construção de processos educacionais permanentes junto aos/às jovens.
Palavras-chave: Educação Permanente. Juventudes. Pedagogia da roda. Cultura Popular.
local. CPCD.
Inglês
This paper seeks to know how the pedagogia da roda – round pedagogy – intertwines with popular culture in the learning process of young people participating in the projects of the Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento – Popular Center of Culture and Development – (CPCD) in Araçuaí, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. With an interest in thinking about new proposals for youth education, this exploratory study was based on bibliographic and documentary research. For the purpose of this article, the CPCD's institutional websites were accessed and productions of authors who put in dialogue the theme of pedagogies and youth cultures. As theoretical assumptions, we are based on the Freirean pedagogical perspective and on the idea that there are different ways of being young in contemporary Brazil, that is why we talk about youths in the plural. The analysis indicated that, in the round pedagogy, culture is fundamental to achieve the education proposed by the CPCD. The practice of sharing ideas and valuing the youths who participate in the projects, which happens in the round pedagogy, is an alternative for educators who seek other methodologies for the construction of permanent educational processes with young people.
Keywords: Permanent Education; Youths; Round Pedagogy; Local Popular Culture; CPCD.