Programas televisivos e suas estruturas narrativas
enredo, personagens, tempo, espaço e foco narrativo em teledramaturgia e entretenimento
DOI:
https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v2i1a8669.2020Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Comunicação, Literatura, Televisão, Narrativas, Interdisciplinarity, Communication, Literature, Television, NarrativesResumo
Português
Este texto, cuja dimensão discursiva transita entre o ensaio acadêmico e o manual teórico, reflete sobre um procedimento metodológico interdisciplinar que deriva da Literatura, mas que pode ser aplicado em análises de produtos audiovisuais, sobretudo de obras televisivas. O objetivo é revisitar as noções de enredo, personagens, tempo, espaço e foco narrativo – tão caras ao estruturalismo – e propor sua observação em programas de televisão, principalmente em teledramaturgia e entretenimento. A metodologia engloba um estudo bibliográfico e interpretativo de categorias da Narratologia, disciplina que orbita entre as Letras e a Comunicação. Os resultados apontam que as ideias que estiveram em voga nos anos 1970 ainda são úteis para compreensão de fenômenos da cultura de massa, em suas narrativas contemporâneas.
Inglês
This text, whose discursive dimension transits between the academic essay and the theoretical manual, reflects on an interdisciplinary methodological procedure that derives from Literature, but which can be applied in analyses of audiovisual products, especially television works. The aim is to revisit the notions of plot, characters, time, space and narrative focus – so dear to structuralism – and propose their observation in television programs, especially in theater and entertainment. The methodology encompasses a bibliographic and interpretative study of categories of Narratology, a discipline that orbits between Letters and Communication. The results point out that the ideas that were in vogue in the 1970s are still useful for understanding phenomena of mass culture in their contemporary narratives.