Inclusão da criança autista na rede regular de ensino
desafios e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v2i2a8722.2020Palavras-chave:
Educação Especial, Autismo, Inclusão, Special Education, Autism, InclusionResumo
Português
O presente artigo objetiva investigar como se dá a prática docente a partir de uma observação feita no período de Estágio Supervisionado I. Adicionalmente, tem como intuito, analisar questões sobre o tema “Educação Especial e inclusiva”, percebendo como as crianças autistas são incluídas na rede regular de ensino. Foi observada a ação do professor envolvido no processo da educação especial e inclusiva da criança autista e analisadas as propostas de trabalho a serem realizadas a fim de favorecer o processo de desenvolvimento da criança. É importante perceber a realidade da criança com necessidades específicas e como a prática pedagógica e dinâmica de ensino do professor é importante para que haja essa inclusão e integração nas escolas regulares. Metodologicamente, foi feito da ferramenta “questionário”, junto ao profissional docente, para perceber os desafios e possibilidades dessa inclusão, concluímos que, quando há empenho e interação, e o desenvolvimento de ambos (professor e aluno), se dá cada vez mais com facilidade e força.
Inglês
This article aims to investigate how teaching practice occurs based on an observation made during the period of Supervised Internship I. Additionally, it aims to analyze questions on the theme “Special and inclusive education”, realizing how autistic children are included in the regular education network. The action of the teacher involved in the process of special and inclusive education of the autistic child was observed and the work proposals to be carried out in order to favor the child development process were analyzed. It is important to understand the reality of the child with specific needs and how the pedagogical and dynamic teaching practice of the teacher is important for this inclusion and integration in regular schools. Methodologically, it was used the tool "questionnaire", with the teaching professional, to understand the challenges and possibilities of this inclusion, we conclude that, when there is commitment and interaction, and the development of both (teacher and student) happens more and more with ease and strength.