Letramento social e leitura do mundo
a palavra do profeta em “gentileza” de Marisa Monte
DOI:
https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v3i1a9644.2021Palavras-chave:
Letramentos sociais, Modelo ideológico, Leitura de mundo, Gentileza, Social literacies, Ideological model, World reading, KindnessResumo
Português
Os domínios ideológicos da escrita ultrapassam as barreiras institucionais, uma vez que, em diferentes contextos e domínios, os sujeitos – alfabetizados ou não – lidam com o poder e a influência das práticas letradas em suas vidas. Nesse sentido, este estudo, seguindo as noções de ‘leitura de mundo’ e ‘letramentos sociais’, formuladas por Paulo Freire (2011) e Brian Street (1995), analisa a música “Gentileza”, de Marisa Monte, buscando identificar, em sua letra, as marcas ou discursos que evidenciam o letramento social, no modelo ideológico, e a capacidade de leitura de mundo da personagem principal retratada, o Profeta Gentileza. O estudo assume uma abordagem qualitativa, a partir de pesquisa exploratória e bibliográfica, à luz de obras, como: Freire e Macedo (2013) e Street (2003a; 2003b; 2006; 2014) e demais autores, a saber: Bakhtin (2009; 2011), Boff (2012), Kleiman (1995), Marcuschi (2010), Tfouni (1988; 2006, 2010), entre outros. A análise da canção, partiu de uma abordagem interpretativa do gênero textual letra de música, constituindo assim, uma “análise de conteúdo”, conforme Penafria (2009). Esse cotejo analítico evidencia que, a leitura – do mundo e da palavra; e/ou vice-versa – ocorrem de modo cíclico: o Profeta Gentileza, leu e interpretou o mundo, sobretudo, a partir de uma visão cristã e ideológica, oralizando e grafando nas pilastras do Viaduto do Caju (RJ); já Marisa Monte, evoca musicalmente, a importância do seu trabalho e de sua trajetória como sujeito da palavra sentida, proferida e humanizadora, instauradas nos liames da cultura, das estruturas de poder e de domínio social.
Inglês
The ideological domains of writing go beyond institutional barriers, since, in different contexts and domains, subjects - literate or not - deal with the power and influence of literate practices in their lives. In this sense, this study, following the notions of 'world reading' and 'social literacies', formulated by Paulo Freire (2011) and Brian Street (1995), analyzes the song “Gentileza”, by Marisa Monte, seeking to identify, in its lyrics, the marks or speeches that show the social literacy, in the ideological model, and the world reading capacity of the main character portrayed, the Prophet Gentileza. The study takes a qualitative approach, based on exploratory and bibliographic research, in the light of works such as: Freire and Macedo (2013) and Street (2003a; 2003b; 2006; 2014) and other authors, namely: Bakhtin (2009; 2011), Boff (2012), Kleiman (1995), Marcuschi (2010), Tfouni (1988; 2006, 2010), among others. The analysis of the song, started from an interpretative approach of the textual genre of music, thus constituting a “content analysis”, according to Penafria (2009). This analytical comparison shows that, reading - the world and the word; and / or vice versa - they occur in a cyclical way: the Prophet Gentileza, read and interpreted the world, above all, from a Christian and ideological view, oralizing and writing on the pilasters of the Viaduto do Caju (RJ); Marisa Monte, on the other hand, musically evokes the importance of her work and her trajectory as the subject of the felt, spoken and humanized word, established in the lines of culture, power structures and social domain.