O monitoramento da sentença estrutural como forma de empreendedorismo normativo

Autori

DOI:

https://doi.org/10.21708/issn2526-9488.v10.n19.p312-334.2026

Abstract

O texto parte de uma reflexão entre duas categorias, a primeira do aspecto processual dos direitos fundamentais, ou seja, o processo estrutural e o empreendedor normativo, advém de uma relação entre a Ciência Política e as Relações Internacionais. O tensionamento se dá se a decisão e o monitoramento a partir do STF do processo estrutural representa um empreendedor normativo. Desse modo, o problema de pesquisa é “de que forma o monitoramento de uma sentença estrutural corresponde ao instituto de um empreendedor normativo na jurisdição do STF?” Articulado com os objetivos, o qual o geral será compreender a problemática, enquanto os específicos estão divididos entre: Identificar o conceito de Processo Estrutural no contexto brasileiro; Analisar o conceito de empreendedor normativo a partir da ciência política e Discutir sobre o monitoramento de sentença estrutural como um empreendedor normativo para os direitos fundamentais. Em relação a metodologia será uma revisão bibliográfica a partir de uma abordagem qualitativa, de caráter teórico-dogmático e analítico, combinando a interpretação normativa com a revisão bibliográfica crítica. Temos como resultado que o monitoramento representa uma ação coletiva fundada no diálogo e na cooperação, elementos que também caracterizam a atuação do empreendedor normativo.

Biografia autore

Antonio Justino de Arruda Neto, PUC/RS

Doutor em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE), Doutorando em Filosofia pela PUC/RS, Escola de Humanidades e Bolsista pelo CNPq. Mestre em Filosofia pela Unisinos/RS e Graduado em Direito pela UPE/Arcoverde.Professor Universitário. Membro do GT Anpof de Filosofia Política Contemporânea.

##submission.downloads##

Pubblicato

2026-06-16

Fascicolo

Sezione

FLUXO CONTÍNUO

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

Attenzione: Questo plugin richiede che almeno un plugin di report/statistiche sia abilitato. Se il tuo plugin di statistiche prevede più di una metrica, seleziona una matrica principale nelle configurazioni dell'admin o nella pagine di configurazione del journal manager.