Uma análise crítica da reforma trabalhista implantada pela Lei nº 13.467/2017 a partir dos seus impactos no âmbito do desenvolvimento socioeconômico
DOI:
https://doi.org/10.21708/issn2526-9488.v7.n13.p131-144.2023Resumo
O presente artigo pretende analisar os efeitos socioeconômicos ocasionados pela Lei nº 13.467/2017. Conhecida como Reforma Trabalhista, a referida lei alterou substancialmente a regulação do mercado de trabalho no país, e apesar do tempo, ainda suscita questionamentos sobre seus impactos. O objetivo da flexibilização das normas trabalhistas é a redução do custo do trabalho, e assim melhorar, numa perspectiva macroeconômica os indicadores econômicos do país. Através de pesquisa empírica, descritiva e bibliográfica se buscou identificar, analisar e registrar os problemas decorrentes da promulgação da Lei nº 13.467/2017. Concluindo, os autores, que os argumentos que fundamentaram a proposta legislativa foram na contramão do crescimento sustentável e uma sociedade digna, abrindo questionamento sobre a real necessidade de se flexibilizar a legislação trabalhista.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Jurídica da UFERSA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao enviarem seus artigos, os autores concordam com os seguintes termos: 1. Cede-se à REJUR, gratuitamente e sem regime de exclusividade, seus direitos autorais; 2. Confere-se à REJUR os direitos de primeira publicação, permitindo-se o livre compartilhamento dos artigos veiculados em formato PDF; 3. Divulgações posteriores em periódicos, livros, obras coletivas ou eventos de qualquer natureza devem fazer referência à REJUR como meio de publicação original; 4. Os autores são responsáveis pelo conteúdo constante de seus textos; 5. o trabalho será licenciado também sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.