A apatridia no sistema interamericano de proteção dos direitos humanos e sua relação com um estado constitucional cooperativo latino-americano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21708/issn2526-9488.v7.n14.p47-70.2023

Resumo

O artigo apresenta considerações sobre o fenômeno da apatridia a partir da análise do Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos no desenvolvimento do tema nacionalidade e proteção dos apátridas. Tal analise parte da atuação da Corte Interamericana de Direitos Humanos na aplicação e interpretação da Convenção Americana, como mecanismos atuantes para a construção de Estado Constitucional Cooperativo latino-americano. A pesquisa busca evidenciar que o panorama jurídico relativo à nacionalidade e enfrentamento da apatridia no sistema interamericano corroboram com a teoria do Estado Constitucional Cooperativo de Peter Häberle. Para tanto, o estudo baseou-se em uma análise qualitativa e jurisprudencial dos casos julgados pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, da compreensão doutrinária acerca do desenvolvimento da teoria do Estado Constitucional Cooperativo e documental acerca das normas de Direito Internacional dos Direitos Humanos relativas a proteção dos apátridas. O estudo demonstrará criticamente que, apesar do conjunto normativo relativo ao direito à nacionalidade e à adesão das convenções e tratados internacionais, influenciadas pela compreensão da Corte Interamericana de Direitos Humanos sobre o tema, direcionarem os Estados para um Constitucionalismo Cooperativo, a ausência de abertura interna nos países e ideias rígidas de soberania, impedem esse desenvolvimento e prejudicam a garantia do direito à nacionalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Bruno Miranda Clementino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Juiz Federal e Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre e Doutor em Direito, com formação em inovação e liderança pela Harvard Kennedy School. Atua como membro do Centro de Inteligência da Justiça Federal e do Comitê Nacional da Conciliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Coordenador do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET-Natal).

Thiago Oliveira Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor e Mestre em Direito pela Universidade do País Basco (UPV/EHU). Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutorando em Direito pela Universidade de Coimbra, com Estância de Investigação na Universidad Externado de Colombia. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Líder do Grupo de Pesquisa Direito Internacional dos Direitos Humanos e as Pessoas em Situação de Vulnerabilidade (CNPq/UFRN). Membro titular da Unidade de Fiscalização de decisões, deliberações e recomendações do Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos da Justiça Federal da 5ª Região (UMF/JF5).

Publicado

14-12-2023

Edição

Seção

FLUXO CONTÍNUO