Desenvolvimentos recentes na proteção interamericana dos migrantes: um estudo à luz dos casos Roche Azaña y otros vs. Nicaragua e Habbal y otros vs. Argentina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21708/issn2526-9488.v7.n13.p186-207.2023

Resumo

A presente pesquisa trata do desenvolvimento de standards migratórios dentro do Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos (SIPDH). Nesse contexto, partiu-se da seguinte problemática: a partir do Caso Roche Azaña y Otros vs. Nicaragua e do Caso Habbal y Otros vs. Argentina, o SIPDH tem avançado ou retroagido quanto a proteção dos direitos das pessoas migrantes? Parte-se da hipótese que o SIPDH tem avançado para resguardar os direitos das pessoas migrantes por reforçar o direito das vítimas de acessarem a justiça e serem ouvidas no processo penal e por reiterar a aplicação das garantias mínimas da Convenção Americana sobre Direitos Humanos nos processos de caráter sancionatório relativos ao status migratório. O objetivo geral consiste em identificar a evolução de standards migratórios no SIPDH. Para tal, foi necessário compreender o surgimento do SIPDH e das suas garantias para migrantes, analisar os standards interamericanos migratórios, discorrer sobre o Caso Roche Azaña y Otros vs. Nicaragua e o Caso Habbal y Otros vs. Argentina e Cotejar com os standards migratórios já consolidados com os identificados nos referidos casos. O estudo tem natureza aplicada e qualitativa, pautando-se pelo método de abordagem dedutivo através das técnicas de procedimento de pesquisa bibliográfica e documental.

Palavras-chave: Standards; Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos; Mobilidade internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Oliveira Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Ex-Professor da UERN (2004/2006). Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lotado no Departamento de Direito Privado, bem como credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UFRN-Mestrado em Direito). Ex-Coordenador do Curso de Direito - UFRN/CERES (2009). Mestre em Direito pelo PPGD/UFRN e pela Universidade do País Basco - UPV/EHU (Espanha). Doutor em Direito pela Universidade do País Basco (UPV/EHU). Doutorando em Direito Público pela Universidade de Coimbra (Portugal), com Estância de Investigação na Universidad Externado de Colombia. Pós-doutorando pela Universidad Externado de Colombia. Pesquisador na área de Direito Internacional dos Direitos Humanos, Direito Constitucional Internacional e Direito das Migrações. Membro do Conselho Nacional da Academia Brasileira de Direito Internacional e do Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do Rio Grande do Norte (CERAM/RN). Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Direito Internacional dos Direitos Humanos e as Pessoas em Situação de Vulnerabilidade. Chefe do Departamento de Direito Privado da UFRN (2020-2022). Vice-coordenador do PPGD/UFRN (2021-2022). Coordenador do PPGD/UFRN (2022...). Professor Visitante na Universidade Lusófona do Porto, Portugal (2022). Integrante do Observatório de Direito Internacional do Rio Grande do Norte (OBDI). Membro da Unidade de Monitoramento e Fiscalização de decisões, deliberações e recomendações do Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos da Justiça Federal da 5º Região.

Publicado

11-07-2023

Edição

Seção

FLUXO CONTÍNUO