Recall brasileiro: uma análise pelo método do Direito Comparado
DOI:
https://doi.org/10.21708/issn2526-9488.v8.n16.p131-147.2024Resumo
Este artigo investiga a viabilidade da implementação do mecanismo de recall no Brasil, utilizando o método do direito comparado. Através da análise de sistemas jurídicos que já adotam o recall, como Estados Unidos e países latino-americanos, busca-se entender as implicações, vantagens e desafios de sua aplicação no contexto brasileiro. O artigo tem como objetivo principal avaliar a viabilidade da implementação do mecanismo de recall no sistema político brasileiro. Especificamente, busca-se: Analisar as experiências internacionais de recall e seus resultados; Identificar os desafios legais e políticos para a implementação do recall no Brasil; Avaliar as potenciais consequências da adoção do recall para a estabilidade política e governança no Brasil. A pesquisa adota o método do direito comparado, através do qual se analisam legislações, processos e casos de recall em diferentes jurisdições. A seleção dos países para comparação baseia-se na diversidade de sistemas políticos e na presença consolidada do recall em sua estrutura democrática. Resultados indicam que o recall poderia fortalecer a democracia no Brasil, mas enfrenta obstáculos como reformas constitucionais, uso partidário e risco de instabilidade política. Sua eficácia depende da integração à cultura política.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Jurídica da UFERSA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao enviarem seus artigos, os autores concordam com os seguintes termos: 1. Cede-se à REJUR, gratuitamente e sem regime de exclusividade, seus direitos autorais; 2. Confere-se à REJUR os direitos de primeira publicação, permitindo-se o livre compartilhamento dos artigos veiculados em formato PDF; 3. Divulgações posteriores em periódicos, livros, obras coletivas ou eventos de qualquer natureza devem fazer referência à REJUR como meio de publicação original; 4. Os autores são responsáveis pelo conteúdo constante de seus textos; 5. o trabalho será licenciado também sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.