Marco Raúl Mejía
pesquisa e prática em Educação Popular
DOI:
https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v4i1a10582.2022Palavras-chave:
Marco Raúl Mejía, Paulo Freire, Educação Popular, Educação de Jovens e Adultos, EJA, Alfabetização, Pedagogia, Educação, Angicos, Entrevista, 40 Horas em Angicos, Popular Education, Youth and Adult Education, Literacy, PedagogyResumo
Português
O colombiano Marco Raúl Mejía é um dos principais nomes da educação popular na américa latina, acumulando publicações dedicadas aos estudos acadêmicos e à vivência organizativa em comunidades periféricas. Neste interim, o professor Mejía se filia à compreensão de “Sul” enquanto um lugar epistêmico, não meramente territorial, a partir do que compreende como sendo o quarto paradigma educacional. O educador Paulo Freire é uma de suas principais bases conceituais, desde o primeiro contato com a metodologia, ainda na fase escolar. Em 2015, Marco Raul Mejía visitou a cidade de Angicos/RN e conheceu os estudantes que vivenciaram a experiência pioneira de alfabetização pelo método das 40 Horas, em 1963. Nesta entrevista, ele destaca o valor testemunhal dos “mitos originários”; resgata sua trajetória na Educação Popular; os desafios de um novo paradigma na educação latino-americana; e ainda critica os segmentos organizados que militam contra o legado de Paulo Freire.
Inglês
Colombian Marco Raúl Mejía is one of the main names in popular education in Latin America, accumulating publications dedicated to academic studies and organizational experience in peripheral communities. In the meantime, Professor Mejía joins the understanding of “South” as an epistemic place, not merely territorial, based on what he understands as the fourth educational paradigm. Educator Paulo Freire is one of its main conceptual bases, from the first contact with the methodology, still in the school phase. In 2015, Marco Raul Mejía visited the city of Angicos/RN and met the students who had lived the pioneering experience of literacy using the 40 Hours method, in 1963. In this interview, he highlights the testimonial value of “original myths”; rescues its trajectory in Popular Education; the challenges of a new paradigm in Latin American education; and still criticizes the organized segments that militate against Paulo Freire's legacy.
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Referências
MARCO RAÚL MEJÍA. Pesquisa e prática em educação popular. [Entrevista cedida a] Higo Lima. Tradução de Ney Arthur Feitosa Queiroga. Captação de audiovisual de Eduardo Mendonça. Mossoró: [s.n.], 2022.
GADOTTI, Moacir. Alfabetizar e conscientizar: Paulo Freire, 50 anos de Angicos. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2014.
LYRA, Carlos. As Quarenta Horas de Angicos: uma experiência pioneira da educação. São Paulo: Cortez, 1996.
PASSOS JÚNIOR, José Francisco dos; Jaguaribe, Renata. (dir.). 40 Horas na Memória: resgate da experiência dos alunos de Paulo Freire em Angicos/RN. Assecom; Ufersa, 2013. 1 CD.
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