O Humor na era do arroba
análise de conteúdo dos posts "descontraídos” no Instagram do Detran/RN
DOI:
https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v5i1a11680.2023Palavras-chave:
Comunicação Institucional, Jornalismo, Instagram, Humor, Institutional communication, JournalismResumo
Português
O surgimento das novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDICs e a expansão da internet fizeram emergir diferentes formas de interação mediada, que interferem até na maneira como as organizações se relacionam com o público. É o caso das redes sociais e novas abordagens de estratégias comunicativas com base em uma linguagem textual e imagética mais informal, marcada por discursos humorados. Diante disso, este trabalho busca analisar o emprego desse tipo de linguagem em conteúdos factuais em postagens do feed do Instagram do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN/RN). Para esta pesquisa será realizada uma análise de conteúdo e serão considerados conceitos que envolvem a comunicação institucional formal e informal; além de elementos que permeiam o jornalismo. O estudo permitiu observar que a utilização de textos e imagens de caráter menos formal nas publicações do Instagram do Detran/RN vem se tornando cada vez mais usual, com a finalidade de estabelecer uma comunicação mais próxima do cidadão ao transmitir informações como leis e multas de trânsito de uma forma mais descontraída.
English
The emergence of new communication technologies and the expansion of the Internet have given rise to different forms of mediated interaction, which interferes with the way organizations relate to the public. This is the case of social networks and new approaches to communicative strategies based on a more informal textual and imagery language, marked by humorous discourses. Given this, this paper seeks to analyze the use of this type of language in factual content in certain posts of the Instagram feed of the Rio Grande do Norte State Department of Traffic (DETRAN/RN). For this research a content analysis will be performed and will be considered concepts that involve formal and informal institutional communication; beyond elements that permeate journalism. The study allowed us to observe that the use of less formal texts and images in DETRAN/RN's Instagram publications has become increasingly common, with the purpose of establishing closer communication with the citizen by transmitting information such as laws and fines de traffic in a more relaxed way.
Downloads
Referências
ABBUD, Maria Emília de Oliveira Pereira; LIMA, Manuella Dantas Corrêa. Comunicação Organizacional: Histórico, Conceitos e Dimensões. XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte. INTERCOM. Anais Eletrônico. Manaus-AM. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/norte2015/resumos/R44-0415-1.pdf. Acesso em: 27 set. 2023.
BENETT, Marcia. O Jornalismo como Gênero Discursivo. Galáxia, n.15, p. 13-26, 2008. ISSN 1982-2553. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1492. Acesso em: 27 set. 2023.
GRUDA, Mateus Pranzetti Paul. Uma análise do Discurso do Humor. 2015. Tese de Doutorado (Psicologia e Sociedade) - Faculdade de Ciências e Letras de Assis. Universidade Estadual Paulista, UNESP, Assis, 2015. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/d096d859-5a3a-42af-80fe-e8d3867b3dcb/content. Acesso em 26 set. 2023
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento De Relações Públicas na Comunicação Integrada. 2ª ed. São Paulo: Summus Editorial. 2003.
LAGE, N. Conceitos de jornalismo e papéis sociais atribuídos aos jornalistas. Pauta Geral - Estudos em Jornalismo, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 20–25, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/6080. Acesso em: 27 set. 2023.
LOPES, Maria Immacolata Vassalo de. Pesquisa em Comunicação. 8 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
OLIVEIRA, I. de L.; ALENCAR, T. G. R. A dinâmica comunicativa no ambiente interno das organizações: inter-relação da comunicação formal com a comunicação informal. Organicom, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 199-209, 2013. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139204. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139204. Acesso em: 27 set. 2023.
SILVA, Paula Cristina Gomes da. A Construção do Ethos no Discurso Irônico: uma análise do texto publicitário do Jornal Estadão. XXV Jornada Nacional do GELNE. GELNE. Anais Eletrônico. Natal-RN. Disponível em: http://www.gelne.com.br/arquivos/anais/gelne-2014/anexos/724.pdf. Acesso em 25 set. 2023.
THOMPSON, John B. A Mídia e a Modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis-RJ: Vozes, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Licenças Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.