Do Campo à feira
consumo alimentar reflexivo na feira agroecológica de Mossoró-RN
DOI:
https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v5i1a11968.2023Palavras-chave:
Feira Agroecológica, Produto orgânico, Cultura, APROFAM, Agroecological Fair, Culture, Organic productResumo
Português
As feiras agroecológicas funcionam como um resgate a culturas que por tempos foram desvalorizadas. Além do mais possiblita a permanência dos produtores em suas atividades com melhores condições. O presente artigo trata da Feira Agroecológica da Associação de Produtores e Produtoras Agroecológicos de Mossoró-RN (APROFAM), e teve como objetivo compreendê-la através da percepão dos seus consumidores. Desse modo, busca entender quais são os laços criados entre os atores envolvidos (produtores e consumidores), a forma que a feira promove a valorização cultural dos alimentos e os principais aspectos que atraem os seus consumidores. Para tanto, foram realizadas entrevistas com 71 consumidores da Feira Agroecológica de Mossoró, que foram gravadas e transcritas para fins de análise dos resultados. Foi possível identificar que a Feira Agroecológica da APROFAM promove um ambiente que vai além da compra e venda de produtos, configurando-se como um espaço de compartilhamento de diversidade ambiental e social entre os atores. O trabalho contribui na condição de demonstrar a importância dos espaços de comercialização de produtos agroecológicos, principalmente, para os seus consumidores. Também, aponta caminhos para futuras pesquisas que intuitam refletir sobre a convivência e condições nas quais se encontram produtores e consumidores agroecológicos. Para além da aquisição e fornecimento de produtos, a feira da APROFAM se constitui um espaço de visibilidade às novas formas de produção e comercialização, e da relação entre produtores e consumidores. Constitui-se, ainda, como uma estratégia de fortalecimento de um modo de vida que tem sustentado as gerações.
English
Agroecological fairs function as a rescue for crops that have been undervalued for some time, and also allow producers to continue their activities under better conditions. This article deals with the Agroecological Fair of the Association of Agroecological Producers of Mossoró-RN (APROFAM), and aimed to understand it through the perception of its consumers. In this way, it seeks to understand the bonds created between the actors involved (producers and consumers), the way in which the fair promotes the cultural appreciation of food, and the main aspects that attract its consumers. To this end, interviews were carried out with 71 consumers at the Mossoró Agroecological Fair, which were recorded and transcribed for the purpose of analyzing the results. It was possible to identify that the APROFAM Agroecological Fair promotes an environment that goes beyond the purchase and sale of products, configuring itself as a space for sharing environmental and social diversity among actors. The work contributes by demonstrating the importance of spaces for marketing agroecological products, mainly for their consumers. It also points out paths for future research that aims to reflect on the coexistence and conditions in which agroecological producers and consumers find themselves. In addition to the acquisition and supply of products, the APROFAM fair is a space for visibility of new forms of production and marketing, and the relationship between producers and consumers. It is also a strategy to strengthen a way of life that has sustained generations.
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