Estado da arte sobre o Youtube na educação
DOI:
https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v1i2a8564.2019Keywords:
Estado da arte, Youtube, Ferramenta de aprendizagem, State of the art, Learning toolAbstract
Português
O artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um estado da arte das pesquisas que abordam o uso do Youtube como ferramenta de aprendizagem com vistas a responder a seguinte questão: como as pesquisas em Educação tem abordado e compreendido o uso do Youtube como ferramenta de aprendizagem? As ferramentas teóricas utilizadas no estudo são vinculadas à autores que abordam a temática das tecnologias educacionais. A metodologia utilizada se constituiu na busca, leitura e análise de produções acadêmicas dos últimos cinco anos a respeito da temática envolvendo o Youtube e a Educação no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. O exercício analítico identificou, dentre outros aspectos, as seguintes recorrências: papel de protagonismo assumido pelos jovens que produzem vídeos e os postam no Youtube; existência de um cuidado com a linguagem utilizada nas narrativas produzidas, o que torna a aprendizagem mais eficiente e eficaz; alunos e professores se manifestaram a favor do uso do Youtube como ferramenta de aprendizagem; e os participantes das pesquisas afirmaram que o uso dos recursos midiáticos, em especial o Youtube, são pouco explorados no ambiente escolar.
Palavras-chave: Estado da arte. Youtube. Ferramenta de aprendizagem.
Inglês
The article aims to present the results of the state of the art of researches that approach using YouTube as a learning tool, seeking to answer the following question: how do researches in Education have approached and comprehended the use of YouTube as a learning tool? The theoretical tools used in the study are linked to authors who approach a technique of educational technologies. The methodology used consists of the search, reading and analysis of academic productions of the last five years concerning YouTube content and Education in the Catalog of Thesis and Dissertation of Capes. The analytical exercise identified, among other aspects, as the most important: the role of the protagonism assumed by the young people who produced videos and posted them on YouTube; existence of care with the language used in the narratives produced, focusing on making learning more efficient and effective; students and teachers who have expressed their support for using YouTube as a learning tool; and the research participants who affirmed the use of media resources, especially YouTube, is little explored in the school environment.
Keywords: State of the art. YouTube. Learning tool.