Indicadores informacionais em inclusão social

um estudo de caso na base de dados Scielo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v1i1a8416.2019

Palabras clave:

Indicadores informacionais, Inclusão social, Scielo, Sociedade da Informação, Information indicators, Social inclusion, Information society.

Resumen

Português

Apresenta uma investigação em torno dos indicadores informacionais em “Inclusão Social” a partir da Base de Dados da Biblioteca Eletrônica Científica Online (Scielo). A pesquisa objetiva analisar estes indicadores considerando a produção científica indexada nos últimos dez anos, no período de 2007 a 2017. Observa-se que existem poucos estudos na Ciência da Informação sobre a temática “Inclusão Social”. Por esse motivo, torna-se limitado o poder de atuação e intervenção científica no sentido de viabilizar ações contra-hegemônicas de empoderamento popular para reduzir as desigualdades consolidadas por meio dos modelos vigentes de contratos sociais. Assim, chega-se à conclusão que se fazem necessárias ampliar pesquisas voltadas para o viés social no âmbito da Ciência da Informação, e ao fazê-las, têm-se os periódicos científicos que produzem relevantes fatores de impacto, com indicativos informacionais que agregam valor estratégico e que contribuem na redução de incertezas e na pressão das forças sociais e políticas a fim de que os dados e as informações geradas sejam elementos diferenciais a favor das populações que estão à margem da sociedade e consequentemente desprovidas de qualquer apoio ou iniciativas para redução das desigualdades sociais.

English

It presents an investigation about the informational indicators in "Social Inclusion" from the Database of the Scientific Electronic Library Online (Scielo). The research aims to analyze these indicators considering the indexed scientific production in the last ten years, in the period from 2007 to 2017. It is observed that there are few studies in Information Science on the theme "Social Inclusion" and for this reason, the power of action and scientific intervention becomes limited in the sense of enabling counter-hegemonic actions of popular empowerment to reduce the inequalities consolidated through the current models of social contracts. Thus, it is concluded that it is necessary to expand research aimed at the social bias in the field of Information Science and by doing so, we have scientific journals that produce relevant impact factors, with informational indicatives that add strategic value and which contribute to the reduction of uncertainties and the pressure of social and political forces so that the data and information generated become differential elements in favor of those populations that are marginalized and consequently deprived of any support or initiatives to reduce social inequalities.

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Biografía del autor/a

Mário Gaudêncio, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Gestão Educacional e da Criatividade pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bibliotecário, Editor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Membro do Grupo de Pesquisa em Cultura, Conhecimento e Inovação (CCI-UFERSA/CNPq). Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia da Cultura, Cibercultura (Sociedade em Rede), Humanidades Digitais, Sociologia do Conhecimento, Marcadores Sociais da Diferença, Representação da Informação e do Conhecimento, Inovação e Comunicação Científica.

Izabel França de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais(2012), mestre em Educação (2007) especialista em Gestão de Unidades de Informação (2006), graduada em Biblioteconomia (1989) e em Administração (1999) pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e do Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes do Centro de Educação , Diretora da Editora da UFPB, e líder do grupo de Pesquisa iMclusoS da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Informação e tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Memória, Memória Institucional, Memória e Identidade, bibliotecas digitais, bibliotecas universitárias, serviço referência em bibliotecas universitárias, acesso e uso de informação, acessibilidade, usabilidade, inclusão digital/social/racial, informação etnicorracial.

Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba com Graduação em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco (1983), Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco (1984), Mestrado em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (1992), Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2011) e Pós-doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (2016). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Representação temática, Representação descritiva, Biblioteca Digital, Cultura Popular, Literatura Popular, Semântica Discursiva. Na graduação em Biblioteconomia ministra disciplinas em Representação Temática e Representação Descritiva. Na Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, ministra a disciplina Representação da Informação e do Conhecimento. Recebeu o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade ? edição 2012, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ‐ IPHAN, em nível estadual, na categoria ?Pesquisa e Inventário de Acervos? com sua tese e recomendado ao prêmio em nível nacional. Obteve também o reconhecimento internacional de sua tese, sendo convidada pelo Consórcio CDU para participar da atualização da Classificação Decimal Universal. Recebeu o Diploma de Honra ao Mérito Cultural da Academia de Cordel do Vale do Paraíba (2016).

Publicado

2019-06-12

Cómo citar

Gaudêncio, M., Lima, I. F. de, & Albuquerque, M. E. B. C. de. (2019). Indicadores informacionais em inclusão social: um estudo de caso na base de dados Scielo. Revista Informação Em Cultura (RIC), 1(1), p. 44–59. https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v1i1a8416.2019