Apontamentos sobre o "problema da educação de adultos" na obra e pensamentos de Álvaro Vieira Pinto
DOI:
https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v3i2a9355.2021Palabras clave:
Álvaro Veira Pinto, Educação de adultos, Problema da educação de adultosResumen
Português
Este artigo apresenta alguns apontamentos sobre o “problema da educação de adultos” sinalizado pelo intelectual Álvaro Vieira Pinto, em sua obra “Sete lições sobre educação de adultos”. Debruçamo-nos, especificamente, sobre o quinto tema desta obra, em que é apresentado um “estudo particular” sobre este “problema”. Destacamos que, ao discorrer sobre o “problema da educação de adultos” e sobre a educação de uma maneira geral, a obra e pensamento de Álvaro Vieira Pinto têm muito a contribuir com discussões ainda pertinentes e atuais no campo educacional. Faz-se necessário retomar as leituras e as críticas que este intelectual faz ao modelo de escolarização e aos métodos de ensino para, então, entendermos que o “problema” está, principalmente, nas compreensões que se fazem sobre o ser adulto.
Inglês
This article presents some notes on the “problem of adult education” shown by the intellectual Álvaro Vieira Pinto, in the work “Seven lessons on adult education”. We look specifically at the fifth theme of this work. It presents a “private study” on this “problem”. We emphasize that, when talking about the “problem of adult education” and about education in general, this author's work and thinking have much to contribute to discussions that are still relevant and current in the educational field. It is necessary to resume the readings and criticisms that this intellectual makes to the model of schooling and to the teaching methods in order to be able to better understand that the “problem” is, mainly, in the understandings that are made about being an adult.