Patrimônio negro no sul do Brasil
DOI :
https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v4i2a9257.2022Mots-clés :
Negro, Patrimônio, Região sul - Brasil, Resenha acadêmica, Black people, Southern region – BrazilRésumé
O livro “Patrimônio Negro no sul do Brasil” organizado pelas professoras Joana Célia dos Passos e Eliane Debus, ambas professoras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) leva-nos a importantes e necessárias reflexões a respeito do legado, da presença e do patrimônio cultural afro-brasileiro na região sul do país. Região esta, historicamente conhecida por super valorar a cultura tradicional hegemônica branca e invisibilizar as que não advêm de origem europeia. Nesse sentido, o livro apresenta através da sua coletânea de 13 textos muito bem selecionados um verdadeiro convite a conhecer outro lugar (es) dessa região chamada sul do Brasil, tradicionalmente conhecida por ser a região mais branca e europeizada do país, e nos remete também a uma grande viagem por essa região desvelando imaginários e construindo outros sentidos, através de suas quase 300 páginas de histórias e registros significativos da presença e contribuição da população africana e afro-brasileira neste lugar. Assim, o encontro com o livro “Patrimônio Negro no sul do Brasil” nos traz inúmeras reflexões sobre o legado da população afro-brasileira no sul do Brasil, e sua relevante participação no desenvolvimento econômico, cultural e social neste território.
Téléchargements
Références
DEBUS, Eliane; PASSOS, Joana Célia, (org.). Patrimônio Negro no sul do Brasil. Florianópolis: Atilénde; Tubarão (SC): copiart, 2018. 262 p.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Licenças Creative Commons 2022
Cette œuvre est protégée sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.