DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS DO REPUBLICANISMO

Autores

  • Dorival Fagundes Cotrim Júnior Mestrando em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC Rio. Graduação pela Faculdade Nacional de Direito - FND/UFRJ.

DOI:

https://doi.org/10.21708/issn2526-9488.v1.n2.p68-86.2017

Palavras-chave:

REPUBLICANISMO, LIBERDADE, PARTICIPAÇÃO CIDADÃ, LIBERALISMO, MOVIMENTO SEPARATISTA DO SUL

Resumo

Este artigo de filosofia política, elaborado com base em uma metodologia qualitativa e com pesquisa teórica, versa sobre uma concepção democrática e de justiça intitulada Republicanismo, que teve origem na Antiguidade e agora retomada, em torno do final do século XX, lá nos Estados Unidos. É controversa a possibilidade de se falar em um só republicanismo, mas busca-se no início do escrito características gerais que possam minimamente defini-la. Logo após argumenta-se acerca da vida republicana, isto é, o seu plano de atuação, que se baseia nas ideias de liberdade do sujeito através da ação política, ou seja, da participação na construção da vida na República. Por conseguinte, tenta-se traçar algumas diferenças fundamentais, e também semelhanças, entre esta corrente e o Liberalismo, como na diferenciação entre âmbito público e privado e a participação cidadã. Por fim, há uma breve análise do Movimento Separatista do Sul do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dorival Fagundes Cotrim Júnior, Mestrando em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC Rio. Graduação pela Faculdade Nacional de Direito - FND/UFRJ.

Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Filosofia do Direito, Direito Constitucional e Direitos Humanos, feita a graduação na Faculdade Nacional de Direito (FND-UFRJ). Atuou como Monitor de Teoria do Direito na Faculdade Nacional de Direito (FND-UFRJ), bem como de Direito Administrativo na mesma instituição. Atualmente cursa o Mestrado em Direito Constitucional e Teoria do Estado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com bolsa fomento da CAPES.

Referências

DWORKIN, Ronald. Levando os direitos a sério. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
FOLHA. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/10/1819913-em-plebiscito-informal-95-votam-pela-separacao-da-regiao-sul.shtml> . Acesso em 20 de novembro de 2016.
G1. Disponível em: <http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2016/noticia/2016/10/abstencoes-votos-brancos-e-nulos-somam-326-do-eleitorado-do-pais.html> . Acesso em: 10 de novembro de 2016.
GARGARELLA, ROBERTO. As Teorias da Justiça Depois de Rawls – Um Breve Manual de Filosofia Política. 1ª edição. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2008.
PETTIT, P. Republicanism: A Theory of Freedom and Government, Oxford, Oxford University Press, 1997.
SANDEL, MICHAEL. Democracy's discontent: America in search of public philosophy - The Belknap Press of Harvard University Press, 2001.
SKINNER, Q. The paradoxes of Political Liberty, em Sterling M. McMurrin (org.), The Tanner Lectures on Human Values, v. VII, Camdrigde, Cambrigde University Press, 1896. Disponível em: <http://tannerlectures.utah.edu/_documents/a-to-z/s/skinner86.pdf> . Acesso em 20 de novembro de 2016.
SUSTEIN, C. Beyond the Republical Revival, The Yale Law Journal, 1988, v. 97, n. 8, pp. 1539/1591.
TAYLOR, C. Argumentos Filosóficos. 1ª Edição. São Paulo: Edições Loyola, 2000.
UOL. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/indios-o-brasil-antes-do-descobrimento.htm >. Acesso em 20 de novembro de 2016.

Publicado

20-10-2017

Edição

Seção

FLUXO CONTÍNUO