A comunidade de prática interconectada na Educação em Direitos Humanos e a Extensão Universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21708/issn2526-9488.v7.n13.p145-167.2023

Resumo

O presente artigo objetiva avaliar, de forma inédita, como a perspectiva do fortalecimento de uma comunidade de prática em direitos humanos, de debate quase inédito no Brasil, pode contribuir para a Educação em Direitos Humanos (EDH), observando suas semelhanças e diferenças em relação ao Método Paulo Freire. Para tanto, optou-se como caso para análise na aplicação dessas metodologias no contexto de uma extensão universitária da Universidade Federal de Pernambuco que aplica ambos os métodos, permitindo observar convergências, diferenças e impactos. Trazendo o estado da arte sobre as fundamentações teórico-metodológicas sobre a EDH, o artigo foca em comparar o método proposto pelo educador pernambucano Paulo Freire, de modo a valorizar as realidades de cada sujeito, com a ideia de conhecimento interconectado ao longo do país e do mundo da comunidade de prática. Nesse sentido, as metodologias são comparadas e sua aplicação prática descrita na experiência de um Programa de Extensão, mostrando a importância de inserir diferentes vivências, valorizando-as, em um contexto maior e interconectado para solidificar o processo de EDH e de asseguração de direitos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavianne Fernanda Bitencourt Nóbrega, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da UFPE,
vinculada à linha de pesquisa "Justiça e Direitos Humanos na América Latina". Professora de Teoria
Política e do Estado do Departamento de Direito Público Geral e Processual da UFPE. Coordenadora do Programa de Extensão "Acesso ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos - aSIDH" e líder do "Laboratório de Pesquisa em Desenhos Institucionais", ambos da UFPE. Coordenadora da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem (CCMA) da Faculdade de Direito do Recife da UFPE. Pós- doutorado no Max Planck Institute for Comparative and International Private Law – Hamburg. Doutora em Direito pela UFPE, com período sanduíche na Bucerius Law School – Hamburg – Alemanha. Mestre em Ciência Política e Mestre em Direito pela UFPE. Recife - PE - BR.

Camilla Montanha de Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda e mestra pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife - PE - BR.

João Vitor Sales Zaidan, Universidade Federal de Pernambuco

Graduando em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisador do "Acesso ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos - aSIDH". Recife - PE - BR.

Publicado

11-07-2023

Edição

Seção

FLUXO CONTÍNUO