A comunidade de prática interconectada na Educação em Direitos Humanos e a Extensão Universitária
DOI:
https://doi.org/10.21708/issn2526-9488.v7.n13.p145-167.2023Resumo
O presente artigo objetiva avaliar, de forma inédita, como a perspectiva do fortalecimento de uma comunidade de prática em direitos humanos, de debate quase inédito no Brasil, pode contribuir para a Educação em Direitos Humanos (EDH), observando suas semelhanças e diferenças em relação ao Método Paulo Freire. Para tanto, optou-se como caso para análise na aplicação dessas metodologias no contexto de uma extensão universitária da Universidade Federal de Pernambuco que aplica ambos os métodos, permitindo observar convergências, diferenças e impactos. Trazendo o estado da arte sobre as fundamentações teórico-metodológicas sobre a EDH, o artigo foca em comparar o método proposto pelo educador pernambucano Paulo Freire, de modo a valorizar as realidades de cada sujeito, com a ideia de conhecimento interconectado ao longo do país e do mundo da comunidade de prática. Nesse sentido, as metodologias são comparadas e sua aplicação prática descrita na experiência de um Programa de Extensão, mostrando a importância de inserir diferentes vivências, valorizando-as, em um contexto maior e interconectado para solidificar o processo de EDH e de asseguração de direitos humanos.
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