O Professor polivalente nos anos iniciais do ensino fundamental

o que dizem as pesquisas

Autores/as

  • George Junior Soares Dantas Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) https://orcid.org/0009-0000-1513-0316
  • Antônia Batista Marques Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v6i1a12822.2024

Palabras clave:

Professor Polivalente, Polivalência, Anos Iniciais, Formação Inicial, Ensino, Educação, Polyvalent Teacher, Versatility, Initial Years, Teaching, Education

Resumen

Português

Pesquisar sobre o professor, em qualquer das etapas de ensino é um desafio, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental. Este artigo discute sobre a formação e  atuação do professor polivalente. É resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa, bibliográfica e explicativa (quanto aos objetivos). Tendo como questão de partida: o que dizem as pesquisas sobre o professor polivalente nos anos iniciais do ensino fundamental, no Brasil? Objetiva promover uma reflexão sobre a atuação do professor polivalente, nos anos iniciais do ensino fundamental. Para a construção dos dados foi realizada a seleção do material, obras que discutem sobre formação de professores e levantamento de algumas pesquisas sobre o tema, no recorte temporal de 2011 a 2023. O levantamento foi realizado na base de dados dos Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para isso foram definidos os descritores e as ferramentas de busca. Como conclusões principais percebemos, como desafios, a necessidade de repensar a formação inicial, aproximando-a da realidade da escola de anos iniciais, bem como o trabalho com os conteúdos básicos dos componentes curriculares, de maneira interdisciplinar e em consideração ao multiletramento digital, itens considerados como objeto de mediação no trabalho do professor. Além disso, constatamos que é essencial refletir sobre o conceito e a prática da polivalência nos anos iniciais, como parte da constituição da identidade do docente.

English

Research about the teacher at any stage of teaching is a challenge, especially in the early years of elementary school. This article discusses about training and performance polyvalent teacher. It is the result of a qualitative, bibliographical and explanatory research (regarding the objectives). Having as a initial question: What do the researches say about the polyvalent teacher in the early years of elementary school in Brazil? It aims to promote a reflection on performance the polyvalent teacher in the early years of elementary school. For the construction of the data was performed the selection of the material, works that discuss about teacher training and survey some research on the subject, in the time frame from 2011 to 2023. The survey was carried out in the database of the Journals of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), for this were defined descriptors and search tools. As main conclusions we realize, as challenges, the need to rethink the initial training, bringing it closer to the reality of the preschool, as well as the work with the basic contents of the curricular components, in an interdisciplinary way and in consideration of digital multiliteracy, items considered as objects of mediation in the teaching practice. In addition, we contacted that it is essential to reflect on the concept and practice of polyvalence in the early years, as part of the constitution of the teacher’s identity.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

George Junior Soares Dantas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor da Prefeitura Municipal de Santa Cruz. ID Lattes: http://lattes.cnpq.br/6330604693248949. E-mail: george20241003528@alu.uern.br.

Antônia Batista Marques, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). ID Lattes: ID Lattes: http://lattes.cnpq.br/8465699875851856. E-mail: antoniabatista@uern.br.

Publicado

2024-06-30

Cómo citar

Dantas, G. J. S., & Marques, A. B. (2024). O Professor polivalente nos anos iniciais do ensino fundamental: o que dizem as pesquisas. Revista Informação Em Cultura (RIC), 6(1). https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v6i1a12822.2024

Número

Sección

ARTIGO