Obesidade

uma abordagem da perspectiva da cultura corporal em escolas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v2i1a8645.2020

Palabras clave:

Obesidade, Cultura Corporal, Educação Física escolar, Obesity, Body Culture, Scholar physical education

Resumen

Português

O presente estudo tem como objetivo fazer um levantamento bibliográfico sobre as diretrizes que regem as aulas de Educação Física escolar, fazendo apontamentos específicos sobre os parâmetros relacionados a cultura corporal, cuidados com a saúde e risco de obesidade. Sabendo que os índices de obesidade têm aumentado no Brasil, apontando os fatores biológicos e culturais como as principais causas, nota-se a importância de estruturar os conceitos da cultura corporal desde a infância, sendo papel da Educação Física escolar introduzir hábitos que possam auxiliar o estado no controle do crescimento de doenças relacionadas ao excesso de peso corporal, aumentando desta maneira a expectativa e qualidade de vida da população. Conclui-se que os parâmetros que regem as abordagens nas aulas de educação física tratam de maneira superficial a cultura corporal no ambiente escolar.

Palavras-chave: Obesidade. Cultura Corporal. Educação Física escolar.

Inglês

The present study aims to make a bibliographical survey about the guidelines that conduct the classes of Physical Education at school, making specific notes on the parameters related to body culture, health care and risk of obesity. Knowing that obesity rates have increased in Brazil, pointing out the biological and cultural factors as the main causes, it is important to structure the concepts of body culture from childhood, and it is the role of scholar Physical Education to introduce habits that can help the state in controlling the growth of diseases related to excess body weight, thus increasing the population's expectation and quality of life. It is concluded that the parameters that govern the approaches in physical education classes treat superficially the corporal culture in the school environment.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael Gemin Vidal, Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu (UNIGUAÇU)

Mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Educação pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Professor da Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu (UNIGUAÇU).

Bruno Cesar de Oliveira Ostrufka, Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu (UNIGUAÇU)

Bacharel em Educação Física pela Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu (UNIGUAÇU).

Publicado

2020-06-02

Cómo citar

Vidal, R. G., & Ostrufka, B. C. de O. (2020). Obesidade: uma abordagem da perspectiva da cultura corporal em escolas. Revista Informação Em Cultura (RIC), 2(1), 25–34. https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v2i1a8645.2020

Número

Sección

ARTIGO