Obesidade
uma abordagem da perspectiva da cultura corporal em escolas
DOI:
https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v2i1a8645.2020Parole chiave:
Obesidade, Cultura Corporal, Educação Física escolar, Obesity, Body Culture, Scholar physical educationAbstract
Português
O presente estudo tem como objetivo fazer um levantamento bibliográfico sobre as diretrizes que regem as aulas de Educação Física escolar, fazendo apontamentos específicos sobre os parâmetros relacionados a cultura corporal, cuidados com a saúde e risco de obesidade. Sabendo que os índices de obesidade têm aumentado no Brasil, apontando os fatores biológicos e culturais como as principais causas, nota-se a importância de estruturar os conceitos da cultura corporal desde a infância, sendo papel da Educação Física escolar introduzir hábitos que possam auxiliar o estado no controle do crescimento de doenças relacionadas ao excesso de peso corporal, aumentando desta maneira a expectativa e qualidade de vida da população. Conclui-se que os parâmetros que regem as abordagens nas aulas de educação física tratam de maneira superficial a cultura corporal no ambiente escolar.
Palavras-chave: Obesidade. Cultura Corporal. Educação Física escolar.
Inglês
The present study aims to make a bibliographical survey about the guidelines that conduct the classes of Physical Education at school, making specific notes on the parameters related to body culture, health care and risk of obesity. Knowing that obesity rates have increased in Brazil, pointing out the biological and cultural factors as the main causes, it is important to structure the concepts of body culture from childhood, and it is the role of scholar Physical Education to introduce habits that can help the state in controlling the growth of diseases related to excess body weight, thus increasing the population's expectation and quality of life. It is concluded that the parameters that govern the approaches in physical education classes treat superficially the corporal culture in the school environment.