Inovação Pedagógica e Gestão Democrática

reflexões a partir de uma escola pública de educação básica

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v3i1a9253.2021

Mots-clés :

Inovação pedagógica, Gestão democrática, Educação básica, Pedagogical innovation, Democratic management, Primary education

Résumé

Português

Em tempos de recusa às concepções pedagógicas tidas como tradicionais e ao forte apelo à inclusão das novas tecnologias de informação e comunicação nas escolas, a inovação pedagógica apresenta-se como elemento que fomenta a mudança de atitude dos profissionais da educação quanto às formas de gestão e de desenvolvimento do currículo, sustentada por políticas públicas e condições objetivas de trabalho. Com o objetivo de refletir sobre as possibilidades e limites da inovação na educação escolar, desenvolvemos um estudo de caso em uma escola pública municipal de Florianópolis, considerada inovadora, pela Secretaria Municipal de Educação. Realizamos entrevistas, observações, análise documental e dialogamos com algumas das práticas pedagógicas e de gestão. Foi possível identificar que, apesar dos limites, a gestão democrática praticada na instituição apresenta-se como uma ferramenta essencial na construção das iniciativas inovadoras.

Inglês

This is a time of refusal of the traditional educational concepts. There is a strong call for using new Information and Communication Technologies in schools. Therefore, Teaching Innovation presents itself as an element that promotes change. The adjustments regard the attitude of educational professionals as well the school's management methods and curriculum development. These changes are also supported by public policies and actual working conditions. In order to reflect on the possibilities and limits of innovation in basic education, we developed a case study in a public elementary school considered innovative by the city's Board of Education. We conducted interviews, observations and monitoring. We mapped the legal documents on pedagogical innovation and engaged with some of the teaching and management practices. At the end, it was possible to identify that, despite the limitations, the democratic management method practiced in the institution presented itself as an essential tool for the construction of their innovative educational initiatives.

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Bibliographies de l'auteur-e

Cecilia Kotzias Baptista Barroso, Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)

Pedagoga pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Diretora-presidente e gestora do Instituto Multicultural Crystal (SC).

 

Daniela Erani Monteiro Will, Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE-UFSC). Professora da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Agradecimentos

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

 

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Publié-e

2021-05-12

Comment citer

Barroso, C. K. B., & Will, D. E. M. (2021). Inovação Pedagógica e Gestão Democrática: reflexões a partir de uma escola pública de educação básica. Revista Informação Em Cultura (RIC), 3(1), 67–88. https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v3i1a9253.2021

Numéro

Rubrique

ARTIGO