Inovação Pedagógica e Gestão Democrática
reflexões a partir de uma escola pública de educação básica
DOI:
https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v3i1a9253.2021Parole chiave:
Inovação pedagógica, Gestão democrática, Educação básica, Pedagogical innovation, Democratic management, Primary educationAbstract
Português
Em tempos de recusa às concepções pedagógicas tidas como tradicionais e ao forte apelo à inclusão das novas tecnologias de informação e comunicação nas escolas, a inovação pedagógica apresenta-se como elemento que fomenta a mudança de atitude dos profissionais da educação quanto às formas de gestão e de desenvolvimento do currículo, sustentada por políticas públicas e condições objetivas de trabalho. Com o objetivo de refletir sobre as possibilidades e limites da inovação na educação escolar, desenvolvemos um estudo de caso em uma escola pública municipal de Florianópolis, considerada inovadora, pela Secretaria Municipal de Educação. Realizamos entrevistas, observações, análise documental e dialogamos com algumas das práticas pedagógicas e de gestão. Foi possível identificar que, apesar dos limites, a gestão democrática praticada na instituição apresenta-se como uma ferramenta essencial na construção das iniciativas inovadoras.
Inglês
This is a time of refusal of the traditional educational concepts. There is a strong call for using new Information and Communication Technologies in schools. Therefore, Teaching Innovation presents itself as an element that promotes change. The adjustments regard the attitude of educational professionals as well the school's management methods and curriculum development. These changes are also supported by public policies and actual working conditions. In order to reflect on the possibilities and limits of innovation in basic education, we developed a case study in a public elementary school considered innovative by the city's Board of Education. We conducted interviews, observations and monitoring. We mapped the legal documents on pedagogical innovation and engaged with some of the teaching and management practices. At the end, it was possible to identify that, despite the limitations, the democratic management method practiced in the institution presented itself as an essential tool for the construction of their innovative educational initiatives.