Ensino de história

metodologias ativas e aprendizagem significativa

Autori

DOI:

https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v3i2a8573.2021

Parole chiave:

História, Novos paradigmas didáticos-pedagógicos, Ensino-aprendizagem, Metodologias ativas, History, New didactic-pedagogical paradigms, Teaching-learning, Active methodologies

Abstract

Português

A proposta desse estudo vai além do debate acerca da metodologia tradicionalista, aponta possíveis alternativas que possibilite trazer o aluno para dimensão histórica considerando a experiência da história por ele vivida. Como situação-problema indaga-se: que resultados se podem obter com o ensino da disciplina de História com a práxis de novos paradigmas estimuladores do ensino-aprendizagem? Os objetivos estão em compreender o processo de práticas libertadoras quanto aos hábitos de ler, interpretar e ser capaz de dar novos significados às produções históricas num hábito de se fazer crítica às nomenclaturas textuais. É preciso abandonar os “velhos” sistemas/costumes e “navegar” pelos “novos” caminhos que a literatura moderna tem para oferecer. A metodologia/técnica pauta-se pela pesquisa bibliográfica/exploratória com uso de material disponível em sites na busca de informações para contextualização. Verificou-se a potencialidade do ensino centrado no aluno, e o quanto as metodologias ativas contribuem para a aprendizagem significativa.

Inglês

The proposal of this study goes beyond the debate about the traditionalist methodology, it points out possible alternatives that make it possible to bring the student to a historical dimension considering the experience of history he lived. As a problem situation, we ask: what results can be obtained with the teaching of the discipline of History with the practice of new stimulating paradigms of teaching-learning? The objectives are to understand the process of interpreting practices regarding the habits of reading, interpreting and being able to give new meanings to historical productions in a habit of criticizing textual nomenclatures. It is necessary to abandon the “old” systems / customs and “navigate” the “new” paths that modern literature has to offer. The methodology / technique is guided by bibliographic / exploratory research using material available on websites in search of information for contextualization. The potential of student-centered teaching was verified, and the extent to which active methodologies contribute to meaningful learning.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Maria Lúcia Alves Teixeira Silva, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutoranda em Humanidades y Artes pela Universidade Nacional de Rosário (UNR). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Licenciatura em História pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Quirinópolis (FECLQ). Professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Pubblicato

2021-06-05

Come citare

Silva, M. L. A. T. (2021). Ensino de história: metodologias ativas e aprendizagem significativa. Revista Informação Em Cultura (RIC), 3(2), 27–46. https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v3i2a8573.2021

Fascicolo

Sezione

ARTIGO