Ensino de história
metodologias ativas e aprendizagem significativa
DOI:
https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v3i2a8573.2021Palavras-chave:
História, Novos paradigmas didáticos-pedagógicos, Ensino-aprendizagem, Metodologias ativas, History, New didactic-pedagogical paradigms, Teaching-learning, Active methodologiesResumo
Português
A proposta desse estudo vai além do debate acerca da metodologia tradicionalista, aponta possíveis alternativas que possibilite trazer o aluno para dimensão histórica considerando a experiência da história por ele vivida. Como situação-problema indaga-se: que resultados se podem obter com o ensino da disciplina de História com a práxis de novos paradigmas estimuladores do ensino-aprendizagem? Os objetivos estão em compreender o processo de práticas libertadoras quanto aos hábitos de ler, interpretar e ser capaz de dar novos significados às produções históricas num hábito de se fazer crítica às nomenclaturas textuais. É preciso abandonar os “velhos” sistemas/costumes e “navegar” pelos “novos” caminhos que a literatura moderna tem para oferecer. A metodologia/técnica pauta-se pela pesquisa bibliográfica/exploratória com uso de material disponível em sites na busca de informações para contextualização. Verificou-se a potencialidade do ensino centrado no aluno, e o quanto as metodologias ativas contribuem para a aprendizagem significativa.
Inglês
The proposal of this study goes beyond the debate about the traditionalist methodology, it points out possible alternatives that make it possible to bring the student to a historical dimension considering the experience of history he lived. As a problem situation, we ask: what results can be obtained with the teaching of the discipline of History with the practice of new stimulating paradigms of teaching-learning? The objectives are to understand the process of interpreting practices regarding the habits of reading, interpreting and being able to give new meanings to historical productions in a habit of criticizing textual nomenclatures. It is necessary to abandon the “old” systems / customs and “navigate” the “new” paths that modern literature has to offer. The methodology / technique is guided by bibliographic / exploratory research using material available on websites in search of information for contextualization. The potential of student-centered teaching was verified, and the extent to which active methodologies contribute to meaningful learning.